Artigos

Bandeiras, festas e arraiais

No início do corrente mês de agosto, quando alguém lia neste Diário a lista dos muitos arraiais e festas que iriam de correr durante o mês em toda a ilha, surgiu em conversa um sem número de ideias e considerações sobre as tradições usos e costumes relacionados com as festas religiosas e arraiais.

Desde logo gerou-se uma discussão em torno dos conceitos de arraial e de festa religiosa. Para uns, arraiais existem poucos.

Dizem que só consideram arraial, a festa da Senhora do Monte, os Milagres, o Setembro (Sr. Bom Jesus na Ponta Delgada), o Loreto, a Senhora do Rosário e pouco mais. Outros defendem que toda a festa popular que tenham uma parte religiosa e outra profana é um arraial, seja em honra de que santo ou santa for.

Fala-se de festas que mantêm as tradições e continuam a atrair muita gente, e de outras que estão totalmente desvirtuados e nada têm a ver com o verdadeiro arraial. “É barulho toda a noite, música que mais parece uma britadeira a moer pedra”, diz-se. E eis que o José surge com a ideia de em cada ano atribuir uma bandeira ao arraial mais tradicional.

- Bandeiras todos têm - afirma o Manuel. - E como é que vais fazer isso? Não percebo.

- Então, - acrescenta o Jorge - não há bandeiras para as praias, para o melhor hotel, para a escola mais verde e não sei que mais? Era mais uma.

- Mas como? - pergunta a Maria.

- É fácil! Primeiro era por os senhores que estão na Avenida do Mar a trabalhar num regulamento...

- Regulamento? Como assim? - volta a questionar a Maria.

- Sim, - afirma o Jorge - por exemplo, tem direito à bandeira, que pode ser uma bandeira com cruz de cristo em verde, o arraial que produzir menos lixo, menos decibéis, que utilizar mais materiais reciclados, que tiver mais animação com banda filarmónica, barracas com melhores condições de higiene, etc.

- Boa ideia - concorda o Manuel. - Vais ver que isso ainda pega! Vai ser ver os políticos e respetivos porta-bandeiras convocar a comunicação social para, na véspera do arraial, ir ao hastear da bandeira. E se for ano de eleições, então só isso já dá festa da grossa!