Artigos

Alucinações várias

Li ontem no Diário que a administração regional pretende reconverter o famoso cais 8 em heliporto. Isso é obviamente importante (?), urgente (?) e totalmente compatível com as actividades que se desenvolvem na área (?!).

Senhores: deixem de brincar connosco. O cais 8 é um aborto, e dificilmente será utilizado como cais. Mas as estruturas que lá existem, nomeadamente docas de estacionamento para autocarros e casas de banho são importantes para aqueles que mantém a viabilidade da Região: os turistas e os que os transportam.

A frente de mar é um ponto de encontro fantástico para ligar turistas e autocarros, para além do que se tem verificado, nos últimos anos, uma progressiva retirada de locais de paragem de autocarros de turismo na baixa. É verdade que, na minha perspectiva, as visitas à cidade se devem fazer cada vez mais a pé. O autocarro para numa ponta da cidade (mercado, marina, teleférico, teatro, ...) e os passageiros voltam, umas horas depois, ao autocarro, num outro ponto qualquer. Mas o que fazer com os autocarros vazios? Devolvê-los às suas bases (alguns param na Calheta, outros no Caniço, alguns em São Martinho)? Não me parece uma utilização racional do combustível, e isso acaba por gerar mais poluição.

Porque não deixá-los estacionar nas docas, desenhadas para esse efeito, no cais 8? Isso permitiria mesmo gerar algum rendimento duma estrutura construída pelo governo regional por birra do seu presidente, à revelia do que queria a Câmara do Funchal, e que foi herdado pelos portos um pouco como um patinho feio que ninguém quer, e para o qual se tenta desesperadamente encontrar uso (onde é que eu já vi este filme?)

E estão mesmo a ver um helicóptero, particularmente o Merlin, que é enorme, a fugir aos mastros da marina e das marítimo-turísticas para aterrar???