Artigos

A Via Expresso e o Governo não gostam do Norte

Colocam semáforos para que o transito se faça apenas numa das faixas

Há alguns anos publicamos um artigo sobre o mesmo tema, mas de pouco serviu, uma vez que os organismos em título, estão-se mesmo nas tintas para a Costa Norte da Ilha da Madeira e vejamos o porquê.

Nós sabemos que as manutenções têm que ser feitas para que tudo corra pelo melhor e isto não está em causa, mas sim o “timing”. Referimo-nos à manutenção, da responsabilidade da Via Expresso e autorizada pela Direção Regional de Estradas, uma vez que é necessário cortar o transito numa das faixas e este é o organismo que tem o poder de autorizar, da iluminação dos túneis que ligam São Vicente/ Seixal/ Porto Moniz, que nos últimos anos tem sido feita nos meses e durante o dia, em que aquela via tem mais transito, incluindo de madeirenses, nomeadamente o mês de Agosto, como está a acontecer atualmente.

Colocam semáforos para que o trânsito se faça apenas numa das faixas, numa distância curta, é certo, mas que incomoda, que chateia.

Pergunta-se porque não fazem essa manutenção periódica nos meses de menos transito, ou seja, que chateia menos? Porque não fazem durante a noite uma vez que o trânsito é muito menor? Fica mais caro? Talvez, por causa da hora noturna, mas os balúrdios de dinheiro que a Via Expresso recebe dos nossos impostos, dá para isso e muito mais.

Sem dúvida que isto é uma falta de respeito pelos automobilistas da nossa terra e daqueles que nos visitam.

Entendemos que a Direção Regional de Estradas só deveria autorizar estas operações periódicas durante a noite. Quem paga tem o poder de mandar.

Antes do Governo entregar à Câmara Municipal do Porto Moniz a Antiga Estrada Regional 101 que não foi absorvida pela Via Expresso, deveria ter posto a estrada transitável, em especial a conhecida pela “Estrada da Rocha”, sem dúvida a via mais turística da Madeira. Atualmente a referida Câmara, não tem capacidade para se responsabilizar pelas suas obras e a estrada continua encerrada, embora seja sempre oportunidade para cartaz turístico da Madeira. Bastará pararem no miradouro do Véu da Noiva para verem a quantidade de turistas que diariamente visitam este local e fotografam a Antiga Estrada e a queda de água.

Recentemente a Direção Regional de Estradas iniciou uma obra de segurança de taludes na estrada que liga o Seixal ao Chão da Ribeira, para dar mais segurança à Via Expresso, na zona conhecida pelo Ribeiro do Gato. O trânsito está interrompido e obrigam os agricultores que têm os seus terrenos em toda aquela faixa a darem uma volta superior a sete km. Pedia-se uma intervenção rápida, principalmente devido ao período que se aproxima: As vindimas, pois trata-se de uma zona de produção de uvas, mas a resposta, foi a interrupção dos trabalhos, retirando-se as máquinas escavadoras do local, sem qualquer justificação, mantendo a estrada interrompida, que assim se prolonga no tempo e de certeza que provocará grandes incómodos na vindima. Pelo menos poderiam ter aberto a estrada a carros ligeiros de passageiros e de carga....

Estes procedimentos representam não só uma falta de respeito para com as populações das zonas afetadas, como para aqueles que nos visitam, como uma autentica prepotência do quero posso e mando.