Vulcão no sudoeste do Japão entra em erupção e espalha cinzas por quatro cidades

Japão /
12 Out 2017 / 08:51 H.

Um vulcão no sudoeste do Japão entrou em erupção pela primeira vez em seis anos e estava hoje a expelir cinzas que se espalhavam por quatro cidades.

Imagens transmitidas pela emissora japonesa TBS mostram estudantes do ensino primário a usarem capacetes e máscaras durante o caminho até à escola localizada no sopé do vulcão Shinmoedake, com moradores da zona a relatarem ter ouvido tremores procedentes do vulcão, cujas cinzas que expeliu caíram em pelo menos quatro cidades da prefeitura de Miyazaki.

O vulcão, situado no limite entre Miyazaki e Kagoshima, entrou em erupção na quarta-feira pela primeira vez em seis anos.

A coluna de cinzas formada a partir da cratera atingia hoje 1.700 metros de altura, segundo a Agência Meteorológica do Japão que elevou o nível de alerta vulcânico de 2 para 3 -- numa escala máxima de 5 --, advertindo a população para não se aproximar do vulcão.

A agência prevê que o vulcão continue a expelir cinza e potencialmente pedras na sexta-feira, mas as eventuais zonas de risco vão depender nomeadamente de factores como as condições do vento.

Outras Notícias