Mundo

Venezuela quer impedir que Trump destrua amizade com EUA

Terá sido, hoje, publica no ‘New York Times’ uma carta aberta do “povo venezuelano dirigida ao povo dos Estados Unidos”.
Terá sido, hoje, publica no ‘New York Times’ uma carta aberta do “povo venezuelano dirigida ao povo dos Estados Unidos”.

De acordo com informação divulgada pelo Consulado da Venezuela no Funchal foi publicada no jornal norte-americano ‘New York Times’, uma carta aberta do “povo venezuelano dirigida ao povo dos Estados Unidos”, que convida a “trabalhar em conjunto em defesa da paz e contra as pretensões bélicas da governação de Donald Trump”.

A missiva refere que as recentes sanções financeira impostas por Trumpo contra a Venezuela também afectam os norte-americanos, particularmente no que toca à subida do preço do petróleo: “Estas sanções também afectaram o cidadão norte-americano comum, dada a possibilidade de um aumento nos preços da gasolina, enquanto milhares de trabalhadores correm o risco de perder suas poupanças (...) dado o impacto nos fundos de reforma do veto sobre as obrigações venezuelanas”.

Por outro lado, o texto garante que “a Venezuela não é inimiga dos EUA, nem representa nenhuma ameaça para a sua segurança”. “Admiramos a sua história, a sua cultura e o seu desenvolvimento científico”, frisa a mesma nota, cujo maior visado é o Presidente Trump. “Para impedir que Donald Trump destrua a grande relação de amizade entre a Venezuela e os EUA, é necessário deter esta política irracional de agressão e promover o entendimento político”, remata a nota.

A 25 de Agosto, Trump assinou uma ordem executiva em que proíbe as negociações com o governo da Venezuela e a sua empresa petrolífera estatal.