Sismo de magnitude 5,6 em Fukushima e norte do Japão sem alerta de ‘tsunami’

É a mesma zona onde há seis anos um terramoto causou quase 18.500 mortes e um desastre numa central nuclear

Japão /
20 Jul 2017 / 08:43 H.

Um sismo de magnitude de 5,6 na escala aberta de Richter abalou hoje a região de Fukushima e o nordeste do Japão, sem que tenha sido ativado o alerta de ‘tsunami’.

O sismo foi registado às 09:11 (01:11 em Lisboa), a 40 quilómetros de profundidade, ao largo de Fukushima, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

O sismo alcançou o nível 4 da escala japonesa de 7, que se concentra mais nas zonas afetadas, em algumas localidades de Fukushima e de Miyagi, sem que as autoridades tenham reportado a existência de vítimas ou danos materiais.

A proprietária da central nuclear de Fukushima Daiichi -- a Tokyo Electric Power (TEPCO) --, disse não ter detetado qualquer problema.

O sismo foi também sentido com menos intensidade numa ampla zona do leste do Japão, incluindo a capital, Tóquio.

O Japão está localizado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, que regista cerca de sete mil abalos sísmicos por ano, a maioria dos quais moderados.

Em 11 de março de 2011, um sismo de magnitude de 9,1, seguido de ‘tsunami’, atingiu o nordeste do Japão, causando perto de 18.500 vítimas, de acordo com o balanço oficial.

Outras Notícias