Mundo

Pequeno planeta recebe nome de fundador de centro de radioastronomia australiano

None

Um planetoide (pequeno planeta) do Sistema Solar passou a chamar-se Bernardbowen, em homenagem ao fundador do Centro Internacional para a Investigação em Radioastronomia da Austrália, anunciou hoje a União Astronómica Internacional (UAI).

O nome, que junta Bernard e Bowen, foi proposto por um projeto de ‘cidadãos cientistas’ australiano, o ‘the SkyNet’, um dos vencedores de uma competição lançada pela UAI.

O pequeno planeta, descoberto a 28 de outubro de 1991, está localizado na cintura de asteroides, entre Marte e Júpiter, e demora 3,26 anos terrestres a dar uma volta completa ao Sol. Até agora, era conhecido pela comunidade científica pelo código (6196) 1991 UO4.

‘Bernardbowen’ foi um dos 17 planetoides hoje “batizados” pela UAI. Um outro passou a chamar-se Mehdia, que significa ‘presente’ em árabe.

O projeto ‘the SkyNet’, que tem mais de 50 mil voluntários, funciona desde 2011 no International Centre for Radio Astronomy Research (Centro Internacional para a Investigação em Radioastronomia) e pretende ajudar os astrónomos a desvendarem os mistérios do Universo.

O centro, que resulta de uma parceria entre as universidades australianas Curtin e Western, foi criado em 2009 para apoiar a Austrália na construção do maior radiotelescópio do mundo, o Square Kilometre Array (SKA), na qual participam também cientistas portugueses.

O radiotelescópio vai ter um total de 2.500 antenas, instaladas na África do Sul, em Moçambique, na Austrália e na Nova Zelândia, com as quais irá rastrear mil milhões de galáxias.