Nove quilos de cocaína apreendidos em dois dias no aeroporto de Luanda

Angola /
09 Fev 2018 / 16:41 H.

As autoridades aduaneiras de Angola apreenderam em dois dias, no fim de janeiro, nove quilogramas de cocaína, provenientes do Brasil, no aeroporto internacional de Luanda, bem como a detenção de duas pessoas de nacionalidades angolana e sul-africana.

A informação consta de um documento da Administração Geral Tributária, citado hoje pela agência noticiosa angolana, Angop, referindo que os casos ocorreram nos passados dias 29 e 31 de Janeiro.

Na primeira acção, no dia 29 de Janeiro, foram apreendidos 5,808 quilogramas de cocaína a um cidadão angolano, que regressava do Brasil, proveniente de São Paulo, tendo camuflado a droga em fundos falsos de três malas que transportava.

O segundo caso deu-se no dia 31 de janeiro e envolveu uma mulher sul-africana, igualmente proveniente de São Paulo, que fazia uma escala em Luanda, em trânsito para a África do Sul.

A mulher foi interpelada na área de trânsito de passageiros do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) por peritos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) do aeroporto, fruto de uma denúncia de que presumivelmente transportava consigo substâncias proibidas.

Com a cidadã sul-africana foram detectados volumes embrulhados com ligaduras, atados na região das pernas, que totalizavam a quantia de 2,966 quilogramas de cocaína.

Dados estatísticos das autoridades angolanas dão conta que entre 2014 e 2016, os Serviços de Controlo Aeroportuários da Administração Geral Tributária (AGT), no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, apreenderam 304,61 gramas de cocaína proveniente do Brasil.

Outras Notícias