Lukashenko recomenda a Maduro que forme peritos em economia

05 Out 2017 / 22:36 H.

O Presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, recomendou hoje ao seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, que forme “peritos a ritmo avançado” para desenvolver a economia da Venezuela e resolver a crise no país.

“É possível construir fábricas, criar outros setores da economia, mas sem peritos preparados, que trabalhem com esse objetivo, entre o povo venezuelano, não haverá uma vitória. Por isso, para desenvolver a economia, na Venezuela, é necessário formar peritos a um ritmo acelerado”, disse.

Aleksandr Lukashenko falava em Minsk, durante uma conferência de imprensa, à margem de um encontro com Nicolás Maduro, centrado na renovação de vários acordos de cooperação bilateral.

“Infelizmente, como constatamos com o Presidente [Nicolás Maduro], os laços de exportação e importação entre a Bielorrússia e a Venezuela não estão num nível máximo, como antes”, disse.

Segundo Lukashenko, isso deve-se a diferentes causas, “em muito independentes da Venezuela e da Bielorrússia”, mas no entanto “o potencial dos dois países permite ampliar muito” as relações bilaterais, “inclusivamente na economia e no comércio”.

“Conhecem o meu caráter e o de Nicolás [Maduro] e vamos fazê-lo [ampliar as relações]. Isso já será sentido nos próximos dois anos e em cinco anos esforçar-nos-emos para resolver os problemas existentes”, frisou.

Segundo a imprensa da Bielorrússia, durante o encontro, foram abordados aspetos relacionados com a participação da Bielorrússia em projetos de construção, agricultura, fabrico de maquinaria, exploração petrolífera e de gás.

Entretanto, o Presidente Nicolás Maduro anunciou a realização de uma reunião da comissão mista bilateral, no próximo mês de novembro, e que a Venezuela e a Bielorrússia vão iniciar uma nova etapa de cooperação nos setores energético, agrícola, industrial, financeiro, comercial e militar.

“Entre nós existe confiança mútua, pela capacidade de trabalho que temos tido em conjunto”, frisou.

Outras Notícias