Imigrantes em longas filas para renovar vistos de trabalho nos EUA no prazo

EUA /
30 Set 2017 / 04:56 H.

Imigrantes que estão nos Estados Unidos ao abrigo de um programa que os protegia da deportação têm, nos últimos dias, feito longas filas em todo o país para renovar os vistos de trabalho antes do fim do programa.

O prazo, fixado pela administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, é 05 de outubro e, para todos os abrangidos por este programa -- DACA, Deferred Action for Childhood Arrivals (Ação Diferida para Imigração Infantil), - trata-se de uma corrida contra o tempo, havendo mesmo quem acampe à porta dos serviços sociais durante a noite para garantir que será atendido.

A partir dessa data, mais nenhum dos cerca de 800.000 imigrantes chegados aos Estados Unidos enquanto crianças e que podiam trabalhar e até tirar a carta de condução, embora a sua situação legal não estivesse regularizada, poderá fazê-lo, enfrentando a deportação.

Os vistos de trabalho concedidos no âmbito do programa promulgado em 2012 pelo então Presidente, Barack Obama, têm representado toda uma vida para muitos destes jovens imigrantes, batizados como ‘Sonhadores’, que foram educados em escolas norte-americanas e não conhecem outro país além dos Estados Unidos.

Os críticos do DACA consideram que é um programa de amnistia ilegal que está a tirar empregos aos cidadãos norte-americanos.

Quando decidiu eliminar o DACA, este mês, Trump deu ao Congresso seis meses para elaborar um plano mais duradouro, mas as prioridades têm sido outras e não existe ainda uma proposta para substituí-lo.

Entretanto, defensores dos imigrantes por todo o país têm instado a administração Trump a prolongar o prazo de 05 de outubro, realizado sessões de esclarecimento legal e doado dinheiro para pagar os custos da renovação dos vistos de trabalho, 500 dólares.

Só imigrantes cujos vistos expirem antes de 05 de março de 2018 podem candidatar-se à renovação; aqueles cujos vistos expiram a partir de 06 de março já não poderão fazê-lo.

O Governo norte-americano estima que existam cerca de 154.000 imigrantes cujos vistos terminam entre 05 de setembro deste ano, data em que Trump anunciou o fim do programa, e 05 de março de 2018.

Os Serviços de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos indicaram hoje que receberam, desde 05 de setembro, 39.400 pedidos de renovação.

O eventual cancelamento do DACA deverá afetar centenas de portugueses, segundo estimativas de fontes da comunidade.