Big Ben ficará sem tocar durante quatro anos devido a obras

14 Ago 2017 / 13:29 H.

O icónico Big Ben, localizado na famosa torre do Parlamento britânico, ficará em silêncio durante quatro anos até acabarem as obras de renovação na Elisabeth Tower, anunciou hoje a Câmara dos Comuns.

O objetivo principal é proteger os trabalhadores que estão a renovar a Elisabeth Tower (Torre de Isabel), a antiga Torre do Relógio do Parlamento (Clock Tower) que no jubileu de diamantes da rainha Elisabeth II -- 60 anos de reinado -- trocou de nome em sua homenagem.

O sino deixará de tocar na próxima segunda-feira até 2021 quando as obras estiverem terminadas, mas ainda irá cumprir a sua função em datas especiais, designadamente as celebrações de fim de ano.

Os martelos do sino, que toca há 157 anos, já pararam em outras ocasiões para consertos, em 1983 e 2007, mas agora será o período mais longo em que o Big Ben estará silencioso.

O responsável pelo Big Ben, Steves Jaggs, disse hoje aos meios de comunicação locais que este programa de obras “salvaguardará o relógio a longo prazo, protegendo e preservando também a sua casa, a Elisabeth Tower”.

“Como guardião do relógio tenho a grande honra de assegurar que esta linda peça de engenharia vitoriana está em excelentes condições todos os dias”, acrescentou.

Além dos trabalhos de conservação na torre, o Big Ben será desmontado peça a peça para ser limpo e assegurar a sua manutenção.

O relógio vai continuar a trabalhar e a marcar as horas, funcionando com um motor moderno elétrico até que o seu mecanismo original seja restabelecido.

A Elisabeth Tower, o ponto mais fotografado do Reino Unido, já tem colocados os andaimes para se iniciarem os trabalhos de reparação.

Outras Notícias