Baleia de 12 metros encalhou em praia angolana e acabou por morrer no mar

Angola /
13 Jul 2018 / 16:20 H.

Uma baleia que encalhou e foi devolvida ao mar, quarta-feira, na praia das Miragens, cidade de Moçâmedes, província angolana do Namibe, foi hoje encontrada morta, na mesma zona, anunciaram as autoridades marítimas locais.

Em declarações à agência Lusa, o chefe do departamento de Inspeção e Fiscalização da direção provincial de Pescas do Namibe, Alfredo Pinto Moreira, disse que a baleia, da espécie jubarte, com cerca de 12 metros de comprimento e quase oito toneladas, deu à costa por volta das 05 horas de quarta-feira e foi devolvida ao mar perto das 14 horas do mesmo dia.

“Ficou muito tempo, entrou em stresse, sofreu muito, e da experiência que tenho - esta é a segunda que a gente desencalha - sempre depois de dois ou três dias volta a aparecer morta. Penso que o stresse e o sofrimento que ela teve seja a causa da morte”, referiu o responsável.

Segundo Alfredo Pinto Moreira, quando o mamífero foi devolvido ao mar ainda tinha fôlego, “mas se calhar já não aguentou”, descartando qualquer erro na referida operação que levou ao desencalhar do mamífero.

Outras Notícias