Mundo

Alemanha diz que é cedo para definir data para proibir carros com motor de combustão

Foto EPA
Foto EPA

O ministro dos Transportes da Alemanha disse hoje que é demasiado cedo para falar do fim dos motores de combustão, mostrando relutância em seguir o Reino Unido e França na proibição da venda destes carros a partir de 2040.

“Eu acho que não faz muito sentido falar já hoje de conseguirmos enterrar o motor de combustão”, disse Alexander Dobrindt, admitindo, no entanto, que “a eletromobilidade vai ser o futuro”, apesar de não ser claro ainda que forma vai tomar e quando isso vai acontecer.

A Alemanha é a sede de grandes empresas automóveis como a Volkswagen, Daimler e BMW, que constituem parte de uma indústria que está a procurar uma saída para o problema das emissões excessivas de diesel. Este é, aliás, um dos principais temas em discussão num encontro com os responsáveis automóveis na próxima semana.

O Reino Unido e a França, entre outros países, anunciaram já que a partir de 2040 será proibida a construção de automóveis que usem gasóleo ou gasolina como combustíveis, potenciando a aposta no desenvolvimento de mais carros elétricos.