Adiada cimeira de líderes do Sul da União Europeia

Chipre /
05 Out 2017 / 16:57 H.

A cimeira de líderes do Sul da União Europeia (UE), prevista para a próxima terça-feira em Nicósia, foi adiada devido a problemas nas agendas de Espanha e França, anunciaram fontes governamentais cipriotas.

Fontes do Governo cipriota adiantaram à agência noticiosa espanhola Efe, que o encontro, no qual Portugal iria também participar, deve realizar-se em Dezembro.

Segundo as mesmas fontes, o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro, espanhol Mariano Rajoy, não poderiam comparecer à reunião.

Em Nicósia seria a quarta reunião dos países do sul da Europa, depois de se terem reunido em Atenas, Lisboa e Madrid.

Esta série de contactos informais entre os líderes da França, Espanha, Itália, Portugal, Grécia, Chipre e Malta foi lançada por iniciativa do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, em setembro de 2016, e a proposta é reunirem-se trimestralmente.

Para a reunião na capital do Chipre foram agendados os tópicos “imigração”, “segurança” e “luta contra o terrorismo”, bem como as questões energéticas e o papel regional do Sul da Europa. Quanto à economia, os principais pontos da agenda eram o desemprego e a atracção de investimentos.

Também foi planeado debater o progresso das negociações entre a União Europeia e o Reino Unido sobre “brexit” e o futuro da Europa.