Vídeo apresenta programa das comemorações dos 130 anos do Teatro Municipal Baltazar Dias

É um dos espaços mais emblemáticos da Madeira e uma das instituições que regularmente promovem e potencializam a oferta cultural regional, procurando também apresentar produções e eventos nacionais e internacionais de qualidade. Gerido pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), o Teatro Municipal Baltazar Dias, construído no final do século XIX, está a comemorar 130 anos e está de parabéns, literalmente.

E para assinalar o 130.º aniversário no dia 11 de Março, a CMF preparou uma agenda que contempla 11 dias de comemorações, que vão incidir nas diferentes áreas de programação que o Teatro Municipal promove durante cada uma das suas temporadas artísticas, entre conferências, visitas infanto-juvenis, concertos, dança, cinema e, claro, espectáculos de teatro.

As comemorações principiam logo a 1 de Março, pelas 18 horas, com a edição mensal das ‘Conferências do Teatro – Madeira de A a Z’, iniciativa anual introduzida no ano passado (de entrada grautita) e com resultados dignos de registo.

Os oradores deste encontro especial serão, desta vez, Carlos Barradas e Luísa Paolinelli, que irão abordar a história da Casa da Ópera do Funchal e, em seguida, do próprio ‘Baltazar Dias’, respectivamente.

Mais tarde, pelas 21 horas, sobe ao palco do Teatro o primeiro espectáculo das comemorações dos 130 anos, intitulado ‘A Morte da Audiência’, uma performance de Bruno Humberto sobre a essência da audiência. Nesta peça serão abordadas as relações, as expectativas, as tensões e os papéis que cada um assume, no decorrer de um espectáculo. A partir da dança, teatro-físico, vídeo, som e poesia, este será um início de luxo para o ambicioso programa, proporcionando um ensaio absurdo acerca do espectador, da sua acção, responsabilidade e passividade em massa.

A programação prossegue no dia seguinte, desta feita dedicada aos mais pequenos, com duas visitas guiadas no âmbito do Projecto Baltazar Júnior (com entrada gratuita), que contarão com a participação especial de um dos parceiros do projecto: a Associação Gato.

Os concertos para bebés e crianças (agendados para sábado, 3 de Março), também com duas sessões, despertarão, por sua vez, a curiosidade dos mais novos para a música, conjugando o mundo mágico das cores e dos sons com excelentes momentos em família.

Para finalizar a agenda infantojuvenil, a contadora de histórias Leda Pestana irá realizar uma sessão de contos e uma oficina de escrita criativa no segundo sábado de comemorações, a 10 de Março (com acesso gratuito).

Olhando um pouco mais para a programação vemos que os 130 anos do Teatro Municipal serão marcados indelevelmente pela música. Um dos momentos mais “emocionantes” será, conforme salienta a autarquia, o concerto comemorativo dos 130 anos do Baltazar Dias, previsto para acontecer no dia 2 de Março, às 21 horas, e onde será tocada, pela Orquestra Clássica da Madeira, a Zarzuela ‘Las Dos Princesas’. A título de referência diga-se que foi, nada mais, nada menos do que com esta Zarzuela, da companhia espanhola de José Zamorano, que o Teatro Baltazar Dias foi inaugurado, no dia 11 de Março de 1888.

Esta será, igualmente, a oportunidade para assistir à estreia mundial de uma obra de Pedro Macedo Camacho, compositor madeirense que trabalha no estrangeiro há vários anos. A Orquestra Clássica da Madeira convida, ainda, para a ocasião o maestro Cesário Costa e os solistas João Terleira, Dora Rodrigues, Eduarda Melo e José Corvelo.

Os destaques musicais continuam nos dias seguintes, primeiro a cargo da cantora portuguesa Márcia (3 de Março, às 21 horas), que apresenta no Funchal “um concerto num ambiente intimista, de união e cumplicidade com quem canta e quem a escuta, ela que afirma que se existe uma função na sua vida, será a de sossegar quem a ouve”.

A 7 de Março, às 21 horas, segue-se o concerto ‘Romantic Essencials’, autoria dos Novos Talentos da Orquestra Imperatriz Sissi, que contará com a participação de Horus Duo, Rafael Kyrychenko e Filipe Fernandes, a interpretar obras de Chopin, Mozart e Brahms.

Finalmente, “em mais uma homenagem ao Teatro e a todos aqueles que fizeram e fazem do Teatro a sua casa”, será exibido o documentário ‘Palco dos Afetos’ (4 de Março, às 18 horas, entrada gratuita), um trabalho realizado por Cristina Vieira e Duarte Nuno, e que, durante meses, recolheu depoimentos e histórias de antigos directores, funcionários, encenadores, actores e diversas personalidades ligadas às artes e à cultura, e que têm uma ligação especial com o Teatro.

As emblemáticas celebrações previstas para este ano terminam a 10 e 11 de Março, com uma dupla sessão de ‘O ano da Morte de Ricardo Reis’, um espectáculo performativo, que inclui dança, música e teatro.