Quarto vídeo da série ‘Clip’arte’ fala da pintura ‘A galinha preta’ de Henrique Franco

O pintor Henrique Franco de Sousa nasceu no Funchal a 3 de março de 1883. Uma das referências da sua obra é a pintura a óleo ‘A galinha preta’, de 113x50 cm, patente na exposição permanente do Museu Henrique e Francisco Franco.

“’A galinha preta’ é um exemplo paradigmático de como em Henrique Franco conseguimos ver influências cézannianas sobretudo no que diz respeito à pintura tímbrica, que fazia com que a pintura tivesse uma atmosfera (...). No entanto, há um contorno muito preciso na definição das formas que não é cézanniano (...), mais ligado ao simbolismo de Gauguin.”

O quarto vídeo da série ‘Clip’arte’ fala-nos da pintura ‘A galinha preta’ do pintor madeirense Henrique Franco, irmão do escultor Francisco Franco. Produzido pela Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia / Direcção Regional de Educação e com o patrocínio exclusivo do Grupo Sousa, este vídeo conta com a especial participação dos professores Carlos Valente e António Rodrigues. A realização é de Diana Serrão e o argumento de Bruno Marques.