Pintura ‘Le départ’ de Martha Telles em destaque no quinto vídeo da série Clip’arte

16 Fev 2018 / 16:12 H.

O quinto vídeo da série Clip’arte fala-nos da pintura ‘Le départ’, de Martha Telles. Produzido pela Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia / Direcção Regional de Educação e com o patrocínio exclusivo do Grupo Sousa, este vídeo conta com a especial participação de Márcia de Sousa, directora do Mudas. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, e com realização de David Atouguia.

‘Le départ’ “retrata um momento congelado do tempo, uma memória de infância, (...) um momento específico da sua vida em que retrata uma paisagem madeirense, neste caso específico uma quinta, das tradicionais quintas madeirenses, pertença dos seus avós, e um momento em específico de uma partida (de uma das muitas partidas e chegadas que Martha Telles terá assistido). Neste caso em particular podemos observar o pai, que (...) carrega as malas para o carro, um carro de época, a mãe, (...) o avó que era general (uma pessoa muito austera, distante, fria, rígida, regida por padrões), a ama que acompanharia as duas irmãs de Martha Telles mais velhas e, um pouco afastada na composição, temos a própria Martha Telles”.

Martha Telles nasceu no Funchal, a 19 de Agosto de 1930. Aprendeu pintura com Alfredo Miguéis e Max Römer. Em 1974 nacionaliza-se canadiana e a ilha passa a fazer parte de um conjunto de memórias que representa em alguns dos seus quadros.

Tópicos

Outras Notícias