Governo da República já deu 80 milhões à Região para recuperar dos incêndios

A ideia é que existe um braço-de-ferro contínuo entre o Governo da República e o Governo Regional. Ricardo Miguel Oliveira, director do DIÁRIO, aborda esta questão no ‘Minuto Madeira’ de hoje fazendo uma antítese e tentando desmistificar o tema.

Na ordem do dia está a medida do Governo central que visa “arrastar” os navios sediados no MAR para o registo convencional português, fazendo com que a carga fiscal proveniente deste sector decresça na Região – dado que existem mais de 500 navios registados na Madeira -, medida que fez manchete no dia de ontem no nosso matutino. Hoje surge a notícia de que o Governo da República já canalizou 80 milhões de euros para as vítimas dos incêndios, numa catástrofe que provocou um prejuízo na ordem dos 157 milhões.

Esta última medida pode ser entendida como uma forma de “gerar alguma empatia pública”, mostrando que o Governo da República é solidário com a Região. A “dádiva” visa, em pleno ano eleitoral, “sossegar as hostes”, num “equilíbrio de forças” entre os dois governos, que é o espelho da “política hoje em dia”.