Dia Mundial da Alimentação assinalado no Mercado dos Lavradores com mostras de produtos regionais, tudo para ver em vídeo

Nesta segunda-feira comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e a Unidade de Mercados da Câmara Municipal do Funchal está a realizar um evento no Mercado dos Lavradores que tem como fim a promoção de uma alimentação equilibrada e saudável.

Em parceria com 10 marcas, os visitantes poderão disfrutar de uma iniciativa com modalidade ‘showcase’, onde terão a oportunidade de conhecer mais acerca dos produtos oferecidos. As marcas presentes no evento são Bioforma, Freshbio, Gigi Sumos, Gran’all, Loja do Chá, Loja Madeirense, Museu Café, Plano D e + Saudável.

O DIÁRIO conversou com vários comerciantes que partilharam as suas opiniões sobre o Dia Mundial da Alimentação, deixando dicas aos nossos leitores.

Por exemplo, Cátia Gonçalves da + Saudável começou por dizer que faz agora dois anos que começou com a ideia de fazer refeições mais saudáveis, “sem açúcar directo”.

Dos produtos que levou para apresentar aos assistentes, explicou que trouxe da parte doce “um iogurte natural com maracujá de banana e o cliente pode escolher o topping da granola que preferir”.

Já nos salgados apresenta como alternativa “cenoura e pepino e com uma base de húmus” e refere que, no que diz respeito ao húmus de grão, “é um substituto das maioneses e é um snack excelente”.

“É tudo natural de forma de consciencializar às pessoas que com coisas simples podemos ter uma refeição e estar contentes e felices para o dia-a-dia”, salienta a responsável.

Outra comerciante, Nélia Alves da Loja do Chá, explicou-nos que trouxeram 5 dos mais de 120 chás diferentes que tem no estabelecimento e vieram “sempre com intuito de fazer uma proposta que vá de encontro com o tema”. Por isso, aconselha “uma sugestão que as pessoas podem experimentar, podem inclusive levar um chá para casa, um ‘ice tea to go’, que podem levar quente ou frio”.

Rodrigo Araújo, da Gigi Sumos, também nos expõe o que estão a apresentar hoje: “Aqui nós temos uma demostração dos nossos wraps, são todos naturais e frescos”. Ainda comentou que os assistentes têm para experimentar o wrap de salmão e o vegano, este com a mesma salada do primeiro (alface, pepino, tomate, pimentões verdes e vermelhos, cebola), “entretanto não leva carne nenhuma e tem pêra-abacate no lugar”. Adicionalmente estão a oferecer amostras dos sumos e Rodrigo destaca ao respeito que “o sumo é totalmente natural sem água nem açúcar, apenas a fruta” e que os nomes que eles recebem são de lugares da Madeira.

Já Mariana Gonçalves, da Freshbio, explicou a importância que tem a realização de actividades como estas para fomentar o conhecimento de iniciativas saudáveis que estão sendo desenvolvidas na ilha: “Para nós é bastante bom para mostrar não só aos madeirenses mas também aos turistas que na Madeira também se cultiva e se promove uma agricultura mais saudável e melhor para o planeta, que é a agricultura biológica”, e acrescentou: “É de louvar a iniciativa da Câmara Municipal do Funchal por tentar promover uma alimentação mais saudável”.

Alem das marcas assistentes, o evento conta com a apresentação de duas palestras: ‘Conquiste vitalidade com nutrição física e emocional’ da psicóloga Catarina Catarino, e ‘Sustentabilidade Alimentar’ do nutricionista Bruno Sousa.

A terceira edição do Dia Mundial da Alimentação decorre hoje, no Terrado do Mercado dos Lavradores, das 9 horas às 19 horas.