Fotos revelam destruição do interior do apartamento que ardeu no Funchal Centrum

As imagens são reveladoras da dimensão do fogo desta quinta-feira, que foi apagado pelos BMF e BVM

None Ver Galeria

Os Bombeiros Municipais do Funchal e os Bombeiros Voluntários Madeirenses combateram esta manhã um incêndio que deflagrou num apartamento do edifício Funchal Centrum onde funciona também um centro comercial.

Três pessoas, um casal e um bebé, tiveram que ser assistidas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, em consequência do incêndio que deflagrou num apartamento no quarto andar do Edifício Funchal Centrum.

“Tivemos que retirar um casal e um bebé prematuro que foram encaminhados para o hospital depois de assistidos no local pela EMIR - Equipa Médica de Intervenção Rápida por motivos de precaução por causa da inalação de fumo”, disse à comunicação social o comandante em exercício dos Bombeiros Municipais do Funchal, José Minas.

O incêndio destruiu completamente o apartamento onde deflagrou e causou danos, devido aos fumos, em outros dois apartamentos e nos espaços comuns do edifício.

O alerta foi dado por volta das 08:48 horas e o fogo aconteceu num apartamento, onde aparentemente não se encontrava ninguém, no quarto andar do Edifício Funchal Centrum.

Segundo José Minas, o fogo, que demorou 40 minutos a ser completamente extinto, foi difícil de combater devido ao fato de as portas serem blindadas e só com material hidráulico específico poderem ser arrombadas. Na primeira intervenção os bombeiros não dispunham desse equipamento e o fogo teve de ser combatido pelo exterior.

O comandante em exercício dos BMF considerou ainda que “o sistema de segurança do edifício não funcionou como deveria ter funcionado razão pela qual o fumo se propagou pelo edifício”.

O edifício bem como o Centro Comercial La Vie - que se encontrava encerrado na altura dado que a abertura é às 10:00 horas - foram evacuados por precaução e o trânsito interdito no quarteirão.

“Teve mais impacto pelo facto de não termos tido acesso, devido às portas blindadas, pelo interior”, concluiu.

O incêndio foi combatido pelas duas corporações de bombeiros do Funchal, os Bombeiros Voluntários Madeirenses e os Municipais do Funchal.

O edifício Funchal Centrum, da autoria do arquiteto espanhol Ricardo Bofill, integra o primeiro centro comercial em Portugal inspirado na arquitetura bioclimática.