Vinho Madeira promovido em Londres e Paris

A iniciativa é do IVBAM

12 Out 2017 / 17:48 H.

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) realiza na próxima semana várias ações promocionais do Vinho Madeira nas cidades de Londres e Paris.

O Vinho Madeira será promovido através da realização de provas e ‘masterclass’ dirigidos exclusivamente a profissionais do sector vínico francês e inglês, bem como através da realização de um jantar de harmonizações de Vinho Madeira com iguarias da cozinha francesa.

A acção promocional arranca na cidade londrina, no dia 16, estando os restantes dois dias, 17 e 18 de Outubro, reservados para a capital francesa.

O programa das provas e ‘masterclass’ é semelhante nas duas cidades, iniciando-se às 15h30 com a realização de provas abertas até as 19 horas e onde os convidados poderão degustar uma grande variedade de Vinhos Madeira de todas as empresas presentes em cada cidade: Madeira Wine Company; Vinhos Barbeito; Justinos Madeira Wines; Henriques & Henriques; Pereira de Oliveira; HMBorges e CAF-Madeira Vintners.

Em simultâneo, decorrerão dois masterclass sobre o Vinho Madeira, em cada uma das cidades, que incluirão a apresentação de Região Vitícola da Madeira, com caraterização das suas especificidades únicas, desde o clima, o solo, o relevo e naturalmente a apresentação das castas que lhe dão origem, após o qual será realizada uma prova comentada do Vinho Madeira.

Refira-se que estes ‘masterclass’ terão como orador o conceituado crítico de vinhos, Alexandre Lalas.

Com o intuito maximizar a presença do Vinho Madeira no mercado francês e de reforçar a grande versatilidade e potencialidade do Vinho Madeira para harmonizar com a gastronomia, o IVBAM promove um jantar de degustação de Vinhos Madeira com a cozinha francesa no restaurante francês – Le Petit Sommelier- afamado pela sua cozinha e pela sua excelente carta de vinhos.

Jantar esse que contará com cinco iguarias francesas, preparadas especialmente para harmonizarem com os vinhos Madeira servidos no jantar que terá como convidados pessoas influentes no sector vínico francês, entre ‘sommeliers’, importadores, jornalistas, ‘opinion leaders’, hoteleiros, ‘restaurateurs’, etc.

A aposta promocional nestes mercados europeus prende-se com a importância destes mercados em termos de exportações do Vinho Madeira, sendo que estes dois mercados ocupam os lugares cimeiros da tabela de exportações do Vinho Madeira, tendo um peso de cerca de 32% no valor total, o que equivaleu, em 2016, a um volume de negócio de 5.597.141 euros.