Véspera de São Martinho marca a agenda desta sexta-feira, confira aqui os eventos que vão decorrer

09 Nov 2017 / 19:00 H.

Véspera de São Martinho com festa e celebração religiosa

Manda a tradição que na véspera de São Martinho se prove o vinho novo e saboreie o bacalhau assado. Mas, antes dos ‘comes e bebes’ haverá missa às 19h30.

XX Circuito de São Martinho

O circuito Madeira a Correr 2017/2018 tem início nesta sexta-feira, 10 de Novembro, com a vigésima edição do Circuito de São Martinho que, como é habitual, está integrado na Festa de São Martinho, que vai decorrer este fim-de-semana, um evento organizado pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de São Martinho e pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira. As provas dos mais jovens têm início pelas 20 horas, com a partida da prova principal com cerca de 6000 metros a ser dada pelas 20h30. As inscrições estão abertas a toda a população e podem ser efectuadas até às 19h30 no local (Largo de São Martinho). Todos os participantes vão receber um brinde à chegada, composto por uma mini-agenda e uma caneta. Os 18 primeiros masculinos e 9 femininos vão receber uma massagem gratuita à chegada, e os vencedores vão ganhar um almoço/jantar no Restaurante Tourigalo.

Miro Freitas actua no Arraial de São Martinho no Estádio do Marítimo

O Estádio do Marítimo prepara-se para receber mais uma grande organização, o Arraial de São Martinho, de 10 a 11 de Novembro. A festa começa a partir das 18 horas desta sexta-feira, sendo que haverá uma sessão de autógrafos às 19h, seguindo-se o Portugal LedWall (19h45). A partir das 21h30 actuam os 4 Litro, seguidos de Miro Freitas, às 22h30. Depois, e até às 2 horas, animará os presentes o Dj Fire.

Concerto Evocativo do Centenário do Bombardeamento do Funchal

Pelas 20h30 desta sexta-feira, será realizado um concerto no Centro de Congressos da Madeira. com a participação conjunta das Bandas Militares (Armada, Exército - Banda Militar da Madeira e Força Aérea).

Este concerto contempla uma peça dinfónica original, ‘Memórias de Um Dia Improvável’, composta por três obras produzidas por músicos militares, um de cada ramo das Forças Armadas, alusiva à temática do evento. É de referir também a participação especial da artista Vânia Fernandes. O programa será concluído com um conjunto de músicas portuguesas. Em representação do presidente da Assembleia Legislativa, a vice-presidente Fernanda Cardoso irá assistir ao evento.

Comitiva da equipa sénior do CD Nacional visita reclusos

Uma comitiva da equipa sénior de futebol do CD Nacional marcará presença esta sexta feira, dia 10, no Estabelecimento Prisional do Funchal, para participar em actividades com a população reclusa. O objectivo desta visita é não só proporcionar uma experiência diferente para os atletas, mas, acima de tudo, para que os reclusos não percam o contacto com o mundo exterior. A visita tem início marcado para as 15 horas e, para além do técnico,Costinha, irão ainda fazer parte da comitiva os atletas Gauther, Júlio César, Jota, Diego Barcelos e Murilo

XIII Concurso do Tocar do Búzio

A Casa do Povo de São Roque do Faial realizará nesta sexta-feira, dia 10 de Novembro, a partir das 19 horas, na sede da Casa do Povo, o XIII Concurso Tocar do Búzio, com o objectivo de reavivar a tradição de na véspera de São Martinho tocar os búzios. O concurso é aberto a todos os interessados e serão atribuídos prémios às categorias de Homem, Mulher e Criança que tenham a melhor pontuação nas seguintes provas: toque mais forte, toque mais longo e toque mais artístico. O concurso far-se-á em três partes: Primeira: toque mais forte; segunda: toque mais longo; terceira: toque mais artístico. Para o efeito é criado um júri constituído por 3 elementos. As inscrições podem ser feitas através do email ‘cpsaoroquedofaial@gmail.com’ ou através do contacto 291575030. Também se poderão inscrever no local até à hora prevista para o início do concurso. Logo após o concurso haverá a Festa de São Martinho onde será possível provar as iguarias típicas da época, como o vinho novo e a sidra. Haverá animação a cargo do Grupo de Tocares e Cantares Camponeses.

Jornada ‘A Ler’ na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes

Entre as 9h30 e as 18 horas, na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, realizar-se-á a Jornada ‘A Ler’, na qual poder-se-á assistir à apresentação de algumas comunicações sobre o tema por parte de especialistas intervenientes na promoção da leitura nos vários ciclos de ensino. Na parte da manhã, haverá lugar para a apresentação dos vários projectos de leitura da DRE, pelos respectivos coordenadores ou responsáveis, sendo complementada com a participação de uma representante da Universidade da Madeira, uma representante do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira e uma escritora. Na parte da tarde, a jornada será constituída por três mesas redondas: uma dedicada ao pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, outra dedicada aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e uma terceira dedicada ao ensino secundário.

Funchal promove caminhadas e aulas de ginástica

O ‘Funchal Cidade Ativa’ volta a preencher as manhãs de sexta-feira com a promoção da actividade física e da inclusão social. As actividades são dinamizadas por técnicos da autarquia e são abertas a todas as pessoas que queiram participar.

Programa desta sexta-feira:

-9h00 – Concentração junto ao teleférico;

-Caminhada – Saída do teleférico, Rotunda do Porto do Funchal e regresso ao Jardim Almirante Reis;

-Aula de ginástica - Jardim Almirante Reis.

Apresentação da prova desportiva ‘V Trail de Câmara de Lobos’

A Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra e a Associação Cultural e Recreativa do Estreito promovem a apresentação da prova desportiva ‘V Trail de Câmara de Lobos’, pelas 11 horas, na sala de sessões da Escola dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.

Seminário sobre ‘Factores de Risco nas Equipas de Emergência’

A Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, em colaboração com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, leva a efeito nesta sexta-feira, das 14 horas às 18h30, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, um seminário dedicado aos “’Facotres de Risco nas Equipas de Emergência’. A sessão de abertura contará com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

Seminário Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem

O Município de Câmara de Lobos, em parceria com a Qualconsoante, e com o apoio da Associação Nacional de Professores, promove nos dias 10 e 11 de Novembro, no Museu de Imprensa da Madeira, o I Seminário Internacional em Dificuldades de Aprendizagem, que contará com a presença de muitos profissionais da área da saúde e educação que apresentarão palestras ligadas ao tema.

Cerimónia de Hastear das Bandeiras Verdes das escolas de Câmara de Lobos

A cerimónia de Hastear das Bandeiras Verdes, conquistadas pelas escolas do Município de Câmara de Lobos no âmbito do projecto nacional Eco-escolas, terá lugar nesta sexta-feira, pelas 10h30, na Praça da Autonomia. Na cerimónia serão entoados os hinos nacional e regional, pelos alunos da EB1/PE da Fonte da Rocha, seguindo-se a entrega dos certificados de participação e dos prémios aos estabelecimentos de ensino galardoados com a Bandeira Verde. Posteriormente, no mesmo local, será aberta a exposição de trabalhos em 3D, realizados por cada um das escolas do município, alusivos ao tema das florestas e dos incêndios florestais, seguindo-se a realização de uma homenagem pelos alunos das escolas à corporação dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos. Pelas 11h30 serão hasteadas as Bandeiras Verdes ao som do Hino da Europa, interpretado pela Escola B1/PE da Fonte da Rocha.

Conferência ‘Cidadania e Responsabilidade’ na Jaime Moniz

A conferência subordinada ao tema ‘Cidadania e Responsabilidade’ acontece pelas 11h30, na Escola Secundária de Jaime Moniz. Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do BE na Assembleia da República, é o orados convidado da actividade organizada pelo projeto Ágora - Revista de Filosofia da Escola Secundária Jaime Moniz.

Líder do Grupo Parlamentar do BE na AR vem à Madeira

Nesta sexta-feira, dia 10, o líder do Grupo Parlamentar do BE na Assembleia da República estará na Região para reunir com o Grupo Parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira. Nesta reunião, onde deverá participar também o deputado do BE Madeira na AR, serão analisadas e discutidas algumas das propostas a apresentar no âmbito da especialidade no Orçamento do Estado, relacionadas com dossiers importantes para a Madeira. A reunião realiza-se numa das salas de reuniões do 2.° piso da Assembleia Legislativa, com conferência de imprensa prevista para as 18h30.

‘O que é uma ilha urbana intermédia’ na sede da Ordem dos Arquitectos

A Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos, vai realizar, nas suas instalações, no Funchal, a conferência intitulada ‘O que é uma ilha urbana intermédia’, apresentada pelo arquitecto Rodrigo Vargas. De entrada livre, a conferência tem início às 18 horas e está integrada no ciclo ‘Sextas às 6’. A intervenção abordará o enquadramento teórico da análise das ‘Ilhas Urbanas Intermédias’ e quais os parâmetros mínimos de urbanização e infra-estruturas necessários para atingir uma relevância territorial relativa em função dos seus níveis de conectividade.

JPP divulga iniciativa do grupo parlamentar

Nesta sexta-feira, o JPP promoverá uma conferência de imprensa pelas 10 horas, na Assembleia Legislativa da Madeira, para divulgar uma iniciativa do Grupo Parlamentar.

JCP reúne com AAUMa

A JCP/Madeira realiza nesta sexta-feira, dia 10 de Novembro, pelas 10h30, uma reunião com a AAUMa, com intuito de perceber a situação actual da Universidade em relação aos alunos, tendo em conta alguns anseios e preocupações dos estudantes da Universidade da Madeira.

Tópicos

Outras Notícias