Madeira

Universidade da Madeira comemora Dia do Asteroide com palestra e observação

None

A Universidade da Madeira, através do Grupo de Astronomia (GAUMa), vai comemorar este sábado, dia 30 de Junho, o Dia do Asteroide.

As comemorações decorrem no Campus da Penteada e arrancam às 21 horas, no anfiteatro 1, com a palestra ‘Asteroides’, proferida por Helena Teixeira, docente da UMa e colaboradora do GAUMa.

O programa prossegue pelas 22 horas, com uma sessão de observação no terraço, (acesso pelo piso 2), durante a qual serão observados, para além de outros objectos celestes, os planetas Júpiter e Saturno. A entrada é livre, estando a sessão de observação, naturalmente, sujeita às condições atmosféricas.

O Dia do Asteroide é uma iniciativa de carácter internacional, que acontece anualmente, no aniversário do maior impacto de asteroides registados na Terra, em 1908, quando um asteróide com algumas dezenas de metros de diâmetro, atingiu o rio Tunguska, na Sibéria. O objectivo passa por consciencializar a população mundial para o conhecimento acerca dos perigos dos asteróides para o planeta Terra e para a prevenção dos riscos de impactos cósmicos.