Tragédia do 20 de Fevereiro é assinalada oito anos depois, saiba de tudo na agenda desta terça-feira

19 Fev 2018 / 19:00 H.

DSEAM promove concerto ‘In Memoriam’ das vítimas da aluvião de 20 de Fevereiro de 2010

Este ano, no dia 20 de Fevereiro, ‘In Memoriam’ volta a relembrar o passado, desta vez com o Ensemble Vocal Regina Pacis, grupo constituído pela maestrina Zélia Gomes em Outubro de 2001, com o principal objectivo de dar a conhecer ao público a polifonia renascentista. De referir que, embora a polifonia renascentista seja o foco do seu trabalho, o seu repertório não se limita a este género. Actualmente, o Ensemble Vocal Regina Pacis é constituído por 14 elementos distribuídos por 4 naipes (soprano, alto, tenor e baixo), sendo que, e de acordo com o repertório, fazem-se apresentar a 5 ou mais vozes como será possível presenciar neste concerto, cujo repertório irá incidir nalguns temas renascentistas de compositores portugueses e italianos, como também temas de Amadeus Mozart, Sebastian Bach, Carl Jenkins e John Ruther, entre outros. Este concerto terá lugar na Capela Corpo Santo, na Zona Velha da Cidade do Funchal, com início pelas 18 horas.

Apresentação da segunda fase do Estudo de Avaliação do Risco de Aluviões da Ilha da Madeira

Nesta terça-feira, 20 de Fevereiro, o Governo Regional apresenta a segunda fase do Estudo de Avaliação do Risco de Aluviões da Ilha da Madeira. O evento terá lugar no auditório da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, a partir das 14h30. A sessão de abertura será presidida pelo secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, e a de encerramento será presidida pela secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada. Entre os vários oradores, destacam-se os contributos de especialistas como os professores António Betâmio de Almeida, Carmona Rodrigues e Rodrigo Proença de Carvalho.

Inauguração da exposição ‘Traços de Madeira’

O Governo Regional inaugura, no Museu Etnográfico da Madeira, mais uma exposição temporária, neste caso relacionada com a evolução da arte de embutir na Região, contrapondo obras de diferentes autores, pertencentes a colecções privadas e a diferentes instituições. Possuindo a ilha um denso arvoredo, desde o início da colonização que o povo recorreu a esta fonte de matéria-prima que o ambiente lhe colocava à disposição, para a construção de inúmeros artefactos utilitários, decorativos, lúdicos ou religiosos. A construção de mesas, cofres, caixas e outros artefactos em madeira embutida foi uma das actividades que surgiu com a exploração das madeiras, que teve uma expansão e expressão significativa na ilha.

Seminário sobre Tacógrafos na Madeira

A sessão decorrerá pelas 18 horas, no Museu da Electricidade - Funchal e será moderada pelo engenheiro Carlos Rosete.

JPP em jornadas de trabalho sobre ‘Reforma do Sistema Político’

O JPP vai promover, esta terça-feira, umas jornadas de trabalho subordinadas ao tema: ‘Reforma do Sistema Político’, no Hotel Orquídea (Rua dos Netos, n.º 69-71). Os intervenientes desta iniciativa serão o deputado Paulo Alves, que integra a Comissão que está a debater este assunto na Assembleia Legislativa da Madeira, e o professor e advogado Marcolino Pereira. A segunda parte das Jornadas (a partir das 11h30) são abertas à comunicação social e estão previstas declarações pelas 12h15.

CDU aborda o ‘20 de Fevereiro de 2010’

A CDU/Madeira organiza, às 12h30, no Sítio da Achada, uma iniciativa sobre o que falta fazer na freguesia do Curral das Freiras, 8 anos passados da intempérie do 20 de Fevereiro de 2010.

Reunião da Conferência dos Representantes dos Partidos

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, preside, pelas 11 horas, a uma reunião da Conferência dos Representantes dos Partidos, que tem por finalidade proceder à apreciação de questões relacionadas com a actividade parlamentar.

Comissão de Economia, Finanças e Turismo com duas reuniões

A primeira terá início às 14h30 e será destinada à discussão na especialidade da Proposta de Decreto Legislativo Regional intitulada ‘Sexta alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 34/2008/M, de 14 de agosto, que adapta à Região Autónoma da Madeira o Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro’. Depois, às 15 horas, haverá uma audição parlamentar com a presença do presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea sobre a ‘Avaliação da Operacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo’ e, às 16h30, uma audição parlamentar com a presença do director do Instituto Português do Mar e da Atmosfera da Região Autónoma da Madeira sobre a ‘Avaliação da Operacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo’

CDS aborda questões do concelho de Santa Cruz

O presidente da concelhia do CDS-PP de Santa Cruz, Pedro Freitas, aborda esta terça-feira, dia 20 de fevereiro de 2018, questões do interesse das populações do concelho. Pedro Freitas irá prestar declarações à comunicação social às 18 horas, junto à Praia dos Reis Magos.

Tópicos

Outras Notícias