Terapeutas da Fala realizam primeiro simpósio na Madeira

A abordagem multidisciplinar será debatida neste encontro.

15 Set 2017 / 10:20 H.

A Delegação da Madeira da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala realiza nos dias 29 e 30 do corrente mês o I Simpósio da Delegação da Madeira subordinado ao tema ‘Actualidades em Teapia da Fala – Para uma abordagem multidisciplinar’. O evento realiza-se no primeiro dia no Museu da Electricidade - Casa da Luz; no segundo na Pousada da Juventude do Funchal, na Avenida Calouste Gulbenkian.

Dar a conhecer as diferentes áreas de intervenção do terapeuta da fala e realçar a importância e os benefícios da sua intervenção na saúde e na educação são objectivos, que se junta a vontade de aumentar os conhecimentos destes profissionais com a formação, no sentido, “de aumentar e aprimorar conhecimentos nas áreas que serão abordadas, tais como: disfagia, motricidade orofacial, voz, afasia, dificuldades de aprendizagem e processamento auditivo central”, refere a organização.

São oradores Nuno Lobo Antunes, Isabel Guimarães, José Fonseca, Ana Marques, Rute Gonçalves, Suzana Homem de Gouveia, Ana Tavares, Cristiane Nunes, Joana Rombert e Ricardo Santos.

Os trabalhos começam no dia 29 pelas 9 horas. Deverão marcar presença os secretários regionais da Educação e da Saúde, Jorge Carvalho e Pedro Ramos, respectivamente.

A ‘Importância da visão multidisciplinar nas perturbações alimentares na criança’; ‘Motricidade Orofacial: que relação com as funções orais?’, ‘Voz – mais que uma característica, uma identidade!’, ‘Dificuldades de Aprendizagem’; ‘Perturbação do processamento auditivo: Afasia: Mais que uma Perturbação da Comunicação’; ‘Investigação em Terapia da Fala’; e ‘A Terapia da Fala ontem, hoje e amanhã... que futuro?’ são os temas dos painéis com os vários convidados.

O sábado, dia 30, é dedicado a wokshops. Um sobre processamento auditivo com Cristiane Nunes, fonoaudióloga; outro dedicado à intervenção nas Perturbações da respiração (Respiração Oral e SAOS), orientado por Ricardo Santos, terapeuta da fala; e um último que vai abordar o tema ‘À descoberta do bébé - Modelo Touchpoints Berry Brazelton’, com a terapeuta da fala Joana Rombert. Todos durante a manhã e com a duração de duas horas.

Mias informações e inscrições em https://www.aptf-simposiodelegacaomadeira.com.

Outras Notícias