Tempo quente entre nuvens e chuva

Hoje a Ponta do Sol chega aos 28ºC. A Norte e terras altas estão previstos aguaceiros fracos

11 Set 2018 / 08:36 H.

O céu estará mais descoberto a Sul do que a Norte, onde estão previstos aguaceiros fracos, a cair também nas terras altas até meio da manhã, num dia de vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de Nordeste, soprando por vezes forte (até 45 km/h) nestas zonas de maior elevação. Poderíamos dizer que é o Verão a ceder ao Outono, não fossem as temperaturas para hoje e para os próximos dias desmentirem, mantendo-se quentes, com a máxima por exemplo no Funchal nos 26ºC e a mínima a não recuar além dos 21ºC. Nesta zona as previsões são de céu geralmente pouco nublado e vento fraco.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera antecipa para hoje temperaturas ainda melhores em outros locais, como Câmara de Lobos, Ponta do Pargo e Ponta do Sol, que voltam a superar o Funchal e chegam aos 27ºC, nos dois primeiros casos, e aos 28ºC no terceiro.

Caniçal fica-se pelos 24ºC, Machico, Santa Cruz, São Vicente e Porto Santo sobem até aos 26ºC. Santana vai registar 25ºC de máxima.

Com ou sem Outono à porta, o risco de exposição à radiação ultravioleta obriga a cuidados acrescidos. A ilha da Madeira está com um índice 9 e a do Porto Santo com 8, que indicam risco muito elevado.

Hoje algumas zonas dos concelhos de Machico e Santa Cruz e ainda o Porto Santo estão com risco muito elevado de incêndio.

Quanto ao mar, hoje com 23ºC para mergulhos, vai estar calmo, com ondas de Nordeste com 1 a 2 metros a Norte e de Sueste com 1 metro na costa Sul.

Outras Notícias