Madeira

Serviço Social da Madeira aposta na formação na área da Saúde

Actualmente existem 22 assistentes sociais ao serviço da Saúde na Região

None

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, presidiu hoje à sessão de abertura do III Encontro de Serviço Social na Saúde, que se realizou no Colégio dos Jesuítas.

Durante a sua intervenção, o governante sublinhou o “importante papel do Serviço Social” que, desde 1974, colabora activamente na área da Saúde, contribuindo para “dar apoio às famílias, quer nas áreas da infância e do envelhecimento, quer nas situações de excepção”. A este respeito o secretário deu como exemplos os desastres naturais que nos últimos oito assolaram a Madeira.

“O seu papel foi fulcral no que diz respeito à recuperação e à reabilitação das famílias aqui na Região Autónoma da Madeira, depois das intempéries, dos incêndios e das inundações”, salientou Pedro Ramos, confessando-se ainda “muito orgulhoso” pela prestação dos 22 assistentes sociais actualmente em serviço na Saúde na Região.

Por outro lado, referiu que uma das características do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira é a formação que, desde 2004, tem vindo a contribuir para a certificação e credibilização do próprio Serviço (ao nível da acreditação global pelo CHKS - Caspe Healthcare Knowledge Systems e do novo modelo europeu – o ACSA – sob a responsabilidade da Direcção Geral de Saúde).

“Ao longo dos últimos anos nas posições que tenho ocupado – seja como director clinico, director de urgência e agora como secretário – tenho sido testemunha de todo um trabalho que tem sido feito pelo Serviço Social da Região Autónoma da Madeira em prol da população, mas também em prol dos seus profissionais”, concluiu Pedro Ramos.