Madeira

Rendição do navio-patrulha na Madeira

None

A Madeira irá receber, na quinta-feira, o NRP Tejo, para mais uma comissão da Zona Militar da Madeira, onde irá permanecer até ao final de Janeiro de 2018.

Durante a missão, o navio irá estar empenhado em diversas tarefas essencialmente vocacionadas para funções de segurança e autoridade do Estado do mar, guarnecendo o dispositivo naval padrão da Marinha na Madeira.

A missão permanente da Marinha na Região tem como principal objectivo assegurar a capacidade de resposta a situações de busca e salvamento marítimo, contribuir para o esforço de fiscalização marítima, apoiar os órgãos de protecção civil regionais em situações de calamidade ou catástrofes naturais e cooperar com outros departamentos do Estado com competências no mar.

O patrulha Tejo modelo Stanflex 300 é comandado pelo primeiro-tenente Lourenço da Paixão e tem uma guarnição de 24 militares (cinco oficiais, cinco sargentos e 15 praças). É o navio que dá nome à classe e foi aumentado ao efectivo dos navios da Marinha a 5 de Maio de 2016.

É um navio destinado a operar junto a zonas costeiras em missões de vigilância, patrulha e defesa. O NRP Tejo rende a corveta NRP João Roby , que larga esta quarta-feira do Porto do Porto Santo, iniciando o regresso ao continente.