Quarta-feira há a terceira sessão das ‘Conferências do Teatro: Madeira de A a Z’ no ‘Baltazar Dias’

20 Mar 2017 / 15:36 H.

A terceira sessão das ‘Conferências do Teatro: Madeira de A a Z’ realiza-se na quarta-feira, dia 22, às 18 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Desta vez, a conferência terá como pontos centrais o Dia da Mulher e o Dia Mundial do Artesão. Vão ser abordados, por isso, a literatura feminina (o percurso das mulheres que se afirmam e que vão conquistando espaço na cultura e nas artes, adquirindo protagonismo no panorama literário pelo valor do seu trabalho artístico.), a violência doméstica (prevenção, a criação de estruturas de protecção e apoio às vítimas de VD, a intervenção com agressores (as) e a criação de uma rede interinstitucional de parceiros) e os ofícios e artesãos (incursão sobre o papel e valorização dos diversos ofícios na História Económico e Social da Ilha). Os prelectores serão a Luísa Paolinelli, Teresa Carvalho e Alberto Vieira, respectivamente.

Refira-se que as conferências são um encontro entre investigadores culturais, académicos e comunidade em geral, onde se mantém um diálogo e debate sobre as temáticas contidas no Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira, considerado por muitos como o Novo Elucidário Madeirense para o século XXI.

Recorde-se que este projecto é uma parceria da Câmara Municipal do Funchal com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Cátedra Infante Dom Henrique para Estudos Insulares e a Agência de Promoção de Cultura Atlântica, Universidade da Madeira e o Instituto Cultural dos Açores.

Outras Notícias