PSD/M defende mais competências e verbas para as Freguesias

17 Mar 2018 / 14:40 H.

Reforçar as competências e aumentar o envelope financeiro das Juntas de Freguesias nos acordos a realizar com os Municípios. Esta foi a posição unânime dos 60 conselheiros de todo o país que estiveram presentes na Reunião do Conselho Geral da Associação Nacional de Freguesias – ANAFRE – que decorreu esta manhã em Portimão. Uma orientação que tem todo o apoio da Delegação da Madeira.

“Contem com esta delegação para a luta na defesa dos interesses das freguesias”, afirmou Celso Bettencourt coordenador regional da ANAFRE e presidente da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos.

Para além de Bettencourt, que chefiou a delegação, a Madeira esteve representada neste encontro pelos conselheiros eleitos do PSD/Madeira Pedro Gomes, presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Simplício Pestana membro da Assembleia de Freguesia de São Pedro e o membro do Conselho Directivo de ANAFRE Rui Santos, presidente da Junta de Freguesia de Santo António.

Celso Bettencourt falou na importância da formação. “Nestes quatro anos vamos apostar muito na formação” garantiu, sublinhando que apesar das Juntas de Freguesias assumirem as mesmas responsabilidades que as Câmaras Municipais, por vezes debatem-se com falta de informação e formação. “Quando falamos de Juntas mais pequena com poucos recursos financeiros e humanos isso ainda é pior”, notou. Daí a necessidade de formar.

Pedro Gomes, por seu turno, voltou a reforçar a lei do Financiamento das Freguesias, defendendo que o “aumento do envelope financeiro das Juntas de Freguesias deve ser acompanhado obrigatoriamente pelo aumento das competências das mesmas”.

Outras Notícias