Primeiro workshop de Mass Rescue Operations decorre entre hoje e amanhã

08 Nov 2017 / 10:55 H.

A Marinha e a Autoridade Marítima, em articulação com o Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC,IP-RAM), realizam hoje o primeiro workshop de Mass Rescue Operations (operações de resgate em elevada escala) na Região Autónoma da Madeira.

A sessão de abertura decorreu nas instalações do SRPC IP-RAM, na Cancela, e contou com a presença do Secretário Regional da Saúde, do Director do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal e Capitão do Porto do Funchal e do Presidente do Conselho Directivo do SRPC, IP-RAM.

“As operações de resgate em elevada escala, são caracterizadas pela necessidade de assistência imediata, a um enorme número de pessoas em situação de perigo eminente, de tal forma que as capacidades disponíveis das entidades responsáveis pela Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SAR), são insuficientes. A raridade e variedade deste tipo de incidentes condicionam a aquisição de conhecimentos e a adopção de procedimentos de resposta, pelo que reconhecimento do risco e a necessidade de afectar recursos para a componente de planeamento e treino de forma a permitir a criação de um plano de resposta articulado torna-se fulcral”, explica um comunicado do comando da zona marítima da Madeira.

O objectivo final é a criação de um Mass Rescue Plan (MRP) que permita garantir a activação, o empenho atempado, eficiente e coordenado de todos os meios disponíveis, em contexto de Operações de Resgate em Elevada Escala, para assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, na faixa litoral e no Domínio Público Marítimo, assim como a mitigação dos riscos, coordenação das operações de remoção e preservação de evidências.

Dada a especificidade dos temas o workshop é realizado por convite a todos os agentes de Protecção Civil, entidades do Sistema de Autoridade Marítima (SAM) e entidades com dever de resposta no âmbito das convenções internacionais de Busca e Salvamento Marítimo.

A agenda de trabalhos, que se prolonga até amanhã, terminará com um exercício coordenação de Resgate em Elevada Escala, simulando um incidente com um navio de cruzeiros com paragem prevista no porto do Funchal.

Outras Notícias