Primavera já chegou à Madeira

Hoje a temperatura máxima chegou aos 23,2ºC

18 Mar 2018 / 16:34 H.

Embora o Equinócio da Primavera 2018 só ocorra, oficialmente, esta terça-feira, dia 20 de Março, às 16h15, na prática a chegada da Primavera à Madeira acontece com quatro dias de antecedência, devido à nossa localização geográfica. Tal aconteceu na passada sexta-feira, dia 16, por ter sido a ocasião onde o dia igualou a noite na Região, ou seja, foi nesta data que dia e noite tiveram igual duração: o nascimento do sol deu-se às 7h16 e o ocaso às 19h16 (exactamente 12 horas de dia e outras tantas de noite).

Contudo, o instante referenciado pela hora legal, que oficialmente é o que marca o início da Primavera no Hemisfério Norte, só ocorre esta terça-feira às 16h15, por ser o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa o equador celeste.

No entanto, e em bom rigor, no caso da Madeira, esta terça-feira em que o Inverno dá lugar à Primavera, a duração do dia supera já em 8 minutos o tempo que medeia entre o ocaso e o nascer do sol (noite): nascimento às 7h11 e ocaso às 19h19.

Oficialmente a estação primaveril prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo Solstício, que ocorre no dia 21 de Junho às 11h07min. Na Madeira, o Verão também antecipa a sua chegada. O dia do ano com maior duração de luz solar (nascimento às 6h59 e ocaso às 21h18) acontece a 19 de Junho. As 14h19min de sol ditam na prática a chegada da época estival à Região.

Neste domingo primaveril em praticamente toda a Região, a temperatura máxima mais alta foi de 23,2ºC, registada ao início deste tarde (12h50), na estação do Lido. Neste dia em que há uma notória subida da temperatura do ar, destaque também para os 17,2º C de temperatura mínima registada este domingo no Porto Moniz (8h). Foi a mínima mais alta deste que tanto pode ser considerado como o último domingo de Inverno, como o primeiro da Primavera. Fica ao critério do freguês!

Hora adianta na madrugada do próximo domingo

Registe-se ainda que no próximo fim-de-semana, na madrugada de 25 de Março (domingo), a Hora Legal muda do regime de Inverno para o regime de Verão. Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 01 hora da manhã o relógio adianta 60 minutos, passando para as 02 horas da manhã.

De acordo com o Decreto Legislativo Regional nº. 6/96/M, de 25 de Junho, a hora legal na Madeira coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno). A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão). As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC (à 1 hora de tempo legal) do último domingo de Março e atrasando-se de sessenta minutos à 1 hora UTC (às 2 horas de tempo legal) do último domingo de Outubro seguinte.

Outras Notícias