Plataforma de turismo acessível

Implementado em parceria com o Turismo da Madeira

21 Abr 2017 / 14:38 H.

Com a presença do secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, foi hoje apresentado o projecto SMIITY - SMart Interactive cITY na Madeira, implementado em parceria com o Turismo da Madeira

A SMIITY é uma plataforma de turismo acessível, gratuita e compatível com dispositivos móveis iOS e Android, que permite às regiões, cidades e/ou monumentos comunicar com turistas e cidadãos.

Através da interacção com beacons, pequenos emissores de sinais que enviam estes conteúdos para o dispositivo móvel do utilizador através de Bluetooth Low Energy, os conteúdos podem ser automaticamente apresentados ao utilizador, sem que este tenha de os procurar.

No Funchal foram instalados vários beacons em diferentes pontos da cidade, nomeadamente no Museu da Quinta das Cruzes, proporcionando uma experiência mais dinâmica e interactiva aos visitantes.

Esta plataforma já disponível em vários locais de Portugal e ainda nos Estados Unidos da América e em Itália, chega agora também a Espanha e Brasil, anunciou Fernando Pinto, da Mobinteg, a empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções mobile e de Internet das Coisas (IoT), responsável pelo projecto SMIITY.

Projecto sem qualquer custo para o erário público, garantiu Eduardo Jesus.