Plantações das serras para prevenir aluviões

20 Fev 2018 / 14:41 H.

A prevenção contra aluviões começa na serra, onde os terrenos e as rochas podem ser contidos através da vegetação, sendo “necessário conter os terrenos nas zonas altas, nas cabeceiras das ribeiras para prevenir as aluviões”, explicou a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais durante uma acção de reflorestação nas serras de Santo António, levada a cabo pela Secretaria do Ambiente em parceria com a Junta de Freguesia de Santo António.

A iniciativa serviu ainda para sensibilizar cerca de 100 alunos do ensino básico para a importância da presença de vegetação nas serras para a segurança de todos nós.

A reflorestação como medida de contenção dos terrenos e rochas que fazem aumentar o volume do escoamento nas ribeiras e originam as aluviões foi uma das ideias abordadas esta manhã, 20 de Fevereiro. Susana Prada explicou que as raízes fixam os solos, os troncos fazem diminuir a velocidade da água, provocando menos estragos e menos capacidade erosiva. As folhas diminuem, ainda, o impacto da chuva no solo, diminuindo a sua destruição.

Outras Notícias