Pedro Ramos anuncia reforço orçamental POCIF

21 Set 2017 / 18:18 H.

Durante a visita às corporações de Bombeiros de Santa Cruz e Machico, que decorreu esta quinta-feira, o secretário regional da Saúde assegurou que o sistema de comunicações da Região Autónoma da Madeira “está a funcionar muito bem” e anunciou um reforço orçamental Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais (POCIF) para o ano de 2018.

Segundo o secretário regional da Saúde, a criação do POCIF “tem tido aspectos muito positivos”, justificando o seu reforço orçamental no sentido de “continuar monitorizar aquilo que se passa nas serras da Madeira” e também de “proteger as serras da Madeira”.

Pedro Ramos realçou que “tem havido uma evolução extremamente positiva desde que a Madeira começou a enfrentar com frequência situações de excepção, motivadas por algumas alterações da natureza”, refererindo-se às aluviões, inundações, incêndios e à “situação infeliz” do 15 de Agosto que têm atingido a Região nos últimos anos e, por conseguinte, exigido maior capacidade de resposta por parte do Serviço de Protecção Civil Regional.

Neste mesmo quadro de resposta a situações de emergência, o secretário regional sublinhou também a boa articulação entre as várias corporações de Bombeiros regionais.

Pedro Ramos pronunciou-se ainda sobre a transferência da tutela do Serviço Regional de Protecção Civil da secretaria regional da Inclusão e Assuntos Sociais para a secretaria regional da Saúde, dizendo que esta “fazia todo o sentido” e que “a Protecção Civil com a sua grande missão da protecção das pessoas e dos bens, articulada com a Saúde, fica mais bem instalada”.

Outras Notícias