Pedro Coelho visita a obra de alargamento do Caminho do Ribeiro Real

06 Nov 2017 / 17:07 H.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Coelho, acompanhado da equipa de vereação e presidente da junta de freguesia de Câmara de Lobos, visitaram esta tarde as obras de alargamento e beneficiação do Caminho do Ribeiro Real, cujos trabalhos foram iniciados na semana passada.

A empreitada supracitada consiste no alargamento do caminho municipal existente, com uma extensão total aproximada de 930 metros. Os trabalhos a executar visam um melhoramento substancial na fluência e circulação automóvel daquela zona, promovendo as condições necessárias e adequadas para servir um elevado aglomerado habitacional existente ao longo do traçado.

O valor da empreitada para a execução de todos os trabalhos necessários à execução da obra está orçamentada em 984.828,50 euros e será comparticipada pelo Governo Regional da Madeira no valor de 725.090,00 euros. A duração da empreitada é de cerca de um ano, cujos trabalhos estão a ser executados pela empresa JAP – Construções, Lda.

As obras a serem agora realizadas são, há décadas, reivindicadas pela população local, dado que esta é uma importante via de acesso a uma densa zona residencial. No decurso das últimas décadas o parque habitacional confinante com este arruamento cresceu exponencialmente, sendo que o traçado actual da via não foi alterado, gerando constrangimentos vários ao nível da circulação automóvel.

Neste sentido, a concepção do traçado para o alargamento da via foi condicionada pelo existente, porém, embora algumas condicionantes, a empreitada irá aperfeiçoar o traçado actual da via, alargando a faixa de rodagem para permitir a normal circulação de viaturas nos dois sentidos, por forma a servir da melhor forma possível a circulação automóvel, e consequente acesso às habitações ali existentes.

Atendendo à natureza dos trabalhos a executar, a Câmara Municipal apela à compreensão da população do concelho, em especial aos residentes no local e aos utentes daquela via, nomeadamente no que se refere aos eventuais condicionamentos de trânsito e circulação automóvel no decurso das obras.

De salientar, que o perfil transversal adoptado, é constituído por faixa de rodagem com 5.00m de largura, acrescida de 1.00m de passeio, sendo de destacar o alargamento do início do arruamento, confinante com a Estrada João Gonçalves Zarco, junto à Ponte dos Frades, onde a autarquia já adquiriu os terrenos necessários para o alargamento da via, desafogando sobremaneira a actual entrada da estrada.

Para além dos trabalhos de alargamento e pavimentação, serão executadas obras de lançamento e redimensionamento das redes de rega, de drenagem de águas pluviais, de drenagem de esgotos domésticos, de abastecimento de água potável e de iluminação pública.

Outras Notícias