“Os carreiros são a imagem de marca da Madeira”, diz Paulo Cafôfo

Hoje, os carreiros do Monte deram um passo em frente, tendo sido inauguradas as novas instalações

Monte /
20 Fev 2018 / 17:13 H.

“Os carreiros são a imagem de marca da Madeira”. A afirmação é de Paulo Cafôfo que, esta tarde, inaugurou a sede da Associação dos Carreiros do Monte.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) disse que carro de cesto “é um meio de transporte único no mundo” e, por isso, deve ser valorizado, sobretudo do ponto de vista turístico.

Na cerimónia da inauguração do espaço, Cafôfo explicou que a sede era uma antiga aspiração dos profissionais daquele sector de actividade que, segundo chefe do executivo camarário, foi dada a conhecer à anterior vereação. Hoje, o sonho virou realidade e o presidente da CMF entregou as chaves a Armando Vieira, presidente da Associação dos Carreiros do Monte, que não escondeu a felicidade por finalmente terem uma casa própria.

“A falta de uma infraestrutura de apoio a estes profissionais, nomeadamente um sítio em que pudessem tomar banho, fazer as suas refeições e descansar entre turnos era uma carência muito antiga e que os carreiros tinham manifestado por diversas vezes ao longo dos anos, mas até hoje nenhuma entidade tinha conseguido viabilizar qualquer solução”, afirmou Paulo Cafôfo.

Trata-se de um investimento da CMF no valor de 30 mil euros, sendo que o espaço poderá ser usado de uma forma gratuita pelos carreiros, de acordo com o contrato de comodato.

Refira-se que as instalações ficam situadas no edifício onde funcionaram até aqui as casas-de-banho públicas da freguesia, junto ao local onde começam as descidas de carros de cesto.

Antes os carreiros do Monte apenas dispunham de uma pequena despensa, cedida pela Diocese, onde estavam limitados a fazer uso de cacifos bastante antigos e agora passam ter balneários, um espaço de copa e uma sala de convívio.

Outras Notícias