Orquestra Clássica da Madeira celebra obra de Jean Sibelius no próximo sábado

10 Out 2017 / 10:17 H.

A Orquestra Clássica da Madeira celebra a obra do compositor Jean Sibelius através de duas extraordinárias composições que poderão ser apreciadas este sábado, dia 14 de Outubro, no Teatro Baltazar Dias.

Sibelius, figura incontornável da composição musical dos finais do Séc. XIX e princípios do Séc. XX, é um dos principais responsáveis pela origem de uma ideia de identidade nacional finlandesa através da música, é interpretado este sábado, pela batuta do maestro Cesário Costa e pelo violino da jovem solista Hawijch Elders que abre neste concerto o Ciclo Jovens Solistas.

Neste regresso do maestro Cesário Costa, bem conhecido da Orquestra Clássica da Madeira, destaque para a interpretação de duas obras maiores da inspiração de Sibelius, que foram compostas no início do séc. XX.

A sinfonia nº 2, escrita entre 1901/02 e estreada em 1902 em Helsínquia pelo próprio compositor a dirigir, e o extraordinário concerto para violino e orquestra composto em 1904 sendo a sua primeira audição absoluta em Helsínquia em 1904 pelas mãos de Sibelius na direção e Karel Halíř ao violino.

A virtuosa e premiada jovem violinista Hawijch Elders, a quem se augura uma carreira internacional extraordinária, e que teve ensinamentos dos mais conceituados pedagogos da atualidade, por certo nos irá encantar com a sua natural e reconhecida musicalidade e destreza neste concerto de Sibelius que é sempre um desafio para para apresentar em palco.

Uma oportunidade a não perder para ouvir também nas mãos da jovem solista, um instrumento construído em 1830 por dois dos mais importantes construtores italianos do séc. XIX, Raffaele e Antonio Gagliano.

PROGRAMA:

Jean Sibelius (1865-1957) - Concerto para Violino e Orquestra Op.47

Jean Sibelius (1865-1957) - Sinfonia nº2 Op.43

Outras Notícias