Nuvens, sol e radiação ultravioleta muito elevada na Madeira

17 Ago 2018 / 08:12 H.

Períodos de céu muito nublado na zona norte e poucas nuvens nas vertentes sul. São estas as previsões que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para esta sexta-feira, 17 de Agosto, para o Arquipélago da Madeira.

De acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, para a zona norte e terras altas, são esperados alguns aguaceiros, em geral fracos e rajadas até 65 km/h. Já para o resto da ilha, o vento será moderado (20 a 35 km/h) do quadrante norte, soprando por vezes forte (35 a 45 km/h). A temperatura vai atingir os 27 graus no Funchal.

O IPMA diz ainda que a Madeira, à semelhança do resto do país, está hoje com índice de radiação ultravioleta muito elevado, recomendando a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo

Estado do mar para a Madeira:

Costa Norte: Ondas de nordeste com 1 a 2 metros.

Costa Sul: Ondas de sueste com 1 metro.

Temperatura da água do mar: 23.º C