NRP Auriga termina campanha hidrográfica na Madeira

15 Jul 2018 / 12:40 H.

O NRP Auriga terminou na passada sexta-feira, 13 de Julho, uma comissão de três meses na Zona Marítima da Madeira. O navio realizou trabalhos para o Instituto Hidrográfico e colaborou com entidades civis locais, nomeadamente o o Observatório Oceânico da Madeira (OOM).

Navegou mais de 450 horas durante a missão, tendo efectuado nesse período diversas campanhas hidrográficas, tais como levantamentos sismográficos com BOOMER, levantamentos acústicos com sonar de varrimento lateral e concretizou 17 estações de recolha de sedimentos de fundo, por forma a estudar a geomorfologia e caracterizar o substracto marinho da Região Autónoma da Madeira.

Em colaboração com o OOM, foram ainda efectuados lançamentos de uma bóia a sul de Câmara de Lobos, com um ADCP incorporado aos 30 metros de profundidade, o lançamento de duas estações CTD (condutividade, temperatura e profundidade), foram efectuadas 10 fiadas de recolha de amostras de microplásticos, duas fiadas de recolha de zooplâncton e fitoplàncton, recolha de cinco bóias derivantes e 18 mergulhos para observação da biodiversidade marinha.

O NRP Auriga largou sexta-feira, o Porto do Funchal em direcção à Base Naval de Lisboa, onde deverá atracar este domingo.