Madeira

NÓS, Cidadãos! apresenta proposta para realização de um Festival Anual de Fado na Madeira

None

Na sessão da Assembleia Municipal do Funchal (AMF), o deputado indicado pelo NÓS, Cidadãos! (que integra a coligação ‘Confiança’), apresentará uma proposta que visa a edição anual de um Festival de Fado, promovido pela Câmara Municipal do Funchal, no município.

Amanhã, 29 de Junho, na sessão da Assembleia Municipal do Funchal, com início às 10 horas, o partido NÓS, Cidadãos! irá expor uma proposta de recomendação para a promoção e realização anual de um evento – Festival de Fado – por parte do executivo da Câmara Municipal do Funchal, no município, a primeira expressão artística nacional a ser declarada Património Imaterial da Humanidade, após a decisão (e aprovação) do Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a 27 de Novembro de 2011.

Leia a nota enviada pelo NÓS, Cidadãos! na íntegra:

1. Enquanto elemento identitário do país e símbolo de um património único e genuíno, associado à cultura nacional, o Fado é indissociável da imagem internacional de Portugal, uma nação que deposita nesta forma de expressão musical “o elo de ligação” entre o que alcançámos no passado, somos no presente e aquilo que queremos ser no futuro;

2. O Fado é hoje alvo de forte aposta promocional – enquanto sonoridade e sentimento – e um símbolo identitário do nosso país além-fronteiras, melhor, é mesmo a música portuguesa popularizada por todo o mundo;

3. Hoje o Fado é português e é do mundo... mas é também uma poderosa e eficaz marca portuguesa, cultural e turística, que sobreviveu pelo menos século e meio como tradição oral e, presentemente, se reinventa a partir da sua autenticidade interior e das influências exteriores, que progride para o futuro com novas sonoridades, novos talentos, novos estilos, registos e novos autores que, de áreas diversas da escrita, enriquecem este património cultural.

Posto isto, e como forma de assinalar, impulsionar e patrocinar aquilo que é um tesouro nacional mas também uma traço indelével na nossa identidade e cultura no panorama universal da música – onde se destacam, já com reconhecida aclamação, desde o final do século passado, talentosos intérpretes/artistas como Camané, Mafalda Arnauth, Mariza, Kátia Guerreiro, Joana Amendoeira, Ana Moura, Ana Sofia Varela, Pedro Moutinho, Hélder Moutinho, Gonçalo Salgueiro, António Zambujo, Miguel Capucho, Rodrigo Costa Félix, Patrícia Rodrigues e Raquel Tavares, entre outros – o NÓS, Cidadãos! considera que o Município do Funchal, à semelhança de outros municípios nacionais e cidades de grande proeminência no panorama internacional (tais como Madrid, Rio de Janeiro, São Paulo, Luanda, Buenos Aires, Barcelona, etc.) deve, desenvolvendo parcerias com entidades públicas e/ou privadas, accionar já no próximo ano a realização de um Festival Anual de Fado, a ter lugar no mês de Novembro, no Funchal..