Madeira tem 55 novos Delegados de segurança das escolas

07 Nov 2017 / 14:37 H.

As escolas da Região Autónoma da Madeira contam com 55 novos Delegados de Segurança, fruto de uma formação que terminou no passado dia 2 de Novembro, creditada pela Direcção Regional de Educação e que têm agora a missão de desenvolver anualmente, em cada escola, as medidas obrigatórias por lei relativas à segurança contra incêndios. A sensibilização da comunidade escolar relativa aos planos de prevenção e emergência, assim como a execução de exercícios de evacuação e de simulacros, são algumas das medidas de segurança, a par de outras situações de risco, incluindo os riscos naturais, cumprindo assim uma medida de prevenção constante no relatório do Instituto Superior Técnico relativamente ao risco de aluvião na RAM.

Num mês de Outubro particularmente activo nas escolas, no que à segurança e prevenção de riscos dizem respeito, foram realizados vários exercícios de evacuação e dois simulacros, na EBS Ângelo Augusto da Silva e na EB1/PE de São Gonçalo (polo do Palheiro Ferreiro).

No âmbito da iniciativa à escala nacional denominada ‘Terra Treme’, várias escolas da Madeira treinaram a sua comunidade para os procedimentos correctos em possíveis situações de sismo.

A Secretaria Regional da Educação, o Serviço Regional de Protecção Civil e a Associação Insular de Geografia realizaram também, em parceria, intervenções de sensibilização da comunidade escolar no Infantário Auxílio Maternal e no Externato de São João.

Para este mês de Novembro, estão previtas intervenções na EB1 da Achada, no Centro Infantil/ Escola Maria Eugénia de Canavial e ainda no Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira.