Madeira quer verbas europeias para renovar a frota de barcos de pesca e já tem 500 mil euros para iniciar processo

Veja o vídeo e as fotos. O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, está a participar este sábado na Festa da Nossa Senhora da Piedade, no Caniçal

15 Set 2018 / 15:14 H.

“Um dos grandes desafios é convencermos a União Europeia a voltar a pôr para as Regiões Ultraperiféricas a necessidade imprescindível de haver fundos para a nossa frota pesqueira”. Quem o diz é o presidente do Governo Regional da Madeira, que este sábado está a participar na Festa da Nossa Senhora da Piedade, no Caniçal.

“Esta ideia completamente maluca da União Europeia de continuar a vedar o acesso a fundos para a renovação de frota é uma ideia absurda”, diz o chefe do Executivo madeirense.

Por isso, “é fundamental que próximo quadro comunitário de apoio tenha verbas para podermos proceder à renovação de frota”. E deu o exemplo dos espadeiros que já têm 40 a 45 anos de ‘vida’.

E garante que no próximo Orçamento Regional haverá verbas - 500 mil euros - para iniciar esse processo.

De resto, lembro que, este ano, felizmente, na parte final, houve uma captura muito forte de gaiado que, de certa maneira, veio compensar um ano que não foi tão risonho como o ano passado”.

Outras Notícias