Madeira-ITI tem novo projecto I&D para de combate à pobreza

30 Nov 2016 / 15:44 H.

O Madeira-ITI iniciou um novo projecto de inovação social de combate à pobreza, intitulado PIE News ‘Poverty, Income and Employment News’ (PIE News), financiado pelo Horizonte 2020 da Comissão Europeia, em consórcio internacional.

Na União Europeia, mais de 122 milhões de pessoas (cerca de 24% da população) encontram-se em risco de pobreza ou exclusão social (Eurostat, 2016). Mesmo após as transferências sociais dos Estados, 17% destas pessoas, permanecem ainda em tais condições. Entre elas, 9% encontram-se em privação material severa, sendo, por exemplo, incapaz de fazer face às despesas do dia-a-dia.

Neste contexto, o projecto PIE News, no qual o Madeira-ITI é parceiro, está a construir uma plataforma que irá permitir às pessoas na Europa ter acesso a informação sobre medidas de apoio à pobreza, a partilha de boas práticas, e cooperação. Mais concretamente, qualquer pessoa que utilize a plataforma poderá encontrar outras pessoas em condições socioeconómicas semelhantes no seu país, e noutros países da Europa. Os utilizadores poderão assim, partilhar as suas histórias e dificuldades, e apoiar-se mutuamente. A longo prazo, espera-se que este novo projecto melhore as condições de vida de mais de 1 milhão de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social.

Como irá funcionar a plataforma? Imagine uma mãe solteira e desempregada chamada Helena, residente na Holanda. A Helena não possui acesso a infantário, por isso a sua disponibilidade para trabalhar, realizar voluntariado, ou desenvolvimento através da melhoria das suas qualificações ou compromissos sociais é limitada. Ao utilizar o PIE News, a Helena pôde conhecer outras mães na mesma situação, residentes na mesma cidade. Juntas, e inspiradas numa experiência em Itália que tiveram conhecimento através da plataforma digital PIE News, organizaram um centro para crianças autónomo e autogerido. Ao unirem-se desta forma, Helena e as outras mães do centro de crianças conseguem agora ter mais controle sobre as suas vidas.

Inicialmente, a plataforma irá funcionar em três países: Croácia, Itália, e Holanda, mas a equipa espera expandir a plataforma para o resto da Europa. O lançamento inicial está previsto para o segundo trimestre de 2017. Mais informação sobre o projecto está disponível em www.pienews.eu.

Sobre o PIE News

O projeto PIE News tem como objetivo melhorar as condições de vida dos “novos pobres”: o 25% crescente da população residente na Europa composto por trabalhadores precários, trabalhadores pobres, pessoas não protegidas por redes de segurança, e jovens que já não se encontrem a estudar, e que estejam a enfrentar dificuldades de inserção no Mercado laboral. De modo a lidar com estas condições, o projeto irá promover experiências em Participação, Imaginação, e o Empoderamento entre os cidadãos Europeus.

Sobre os Pilotos do Projecto

O projecto será desenvolvido alavancando o poder colaborativo das comunidades locais: o Centre for Peace Studies em Zagreb, Croácia; Basic Income Network Italy em Milão e Roma, Itália; e o Museu da Crise em Amesterdão, Roterdão e Haia, Holanda.

Sobre o Consórcio

O projecto está a ser desenvolvido por uma equipa internacional, composta por 8 organizações de 5 países diferentes, e é financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia. A equipa inclui: a Abertay University (Reino Unido), o Basic Income Network Italy (Itália), o Centre for Peace Studies (Croácia), CREATE-NET (Itália), Dyne.org (Holanda), Madeira Interactive Technologies Institute (Portugal), Museu da Crise (Holanda) a University of Trento (Itália, Coordenadora do projecto).

Sobre o Horizonte 2020

Este projecto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia no âmbito do acordo de subvenção no 687922. O Horizonte 2020 é o maior programa de sempre de inovação e investigação com um orçamento global de quase €80 biliões, para o período 2014-2020.