Madeira

Machico investe 40 mil euros em documentário sobre os “Fachos”

None

A Câmara Municipal de Machico vai investir cerca de 40 mil euros na realização de um documentário cinematográfico sobre a tradição cultural dos “Fachos”, um evento único na Região Autónoma da Madeira.

Este projecto documental, iniciado pela Autarquia em 2016 e submetido ao Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira 2014-2020 – PRODERAM 2020, visa a promoção e preservação desta tradição etno-religiosa, aproveitando o seu potencial turístico para o desenvolvimento económico do concelho de Machico.

A apresentação oficial do documentário está prevista para o dia 4 de Abril de 2018, integrada nas Comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, que este ano e pela primeira vez, se realizam em Machico.

Por ocasião do Dia Nacional dos Centros Históricos será também promovida uma exposição sobre todos os trabalhos de preparação documentário cinematográfico “Fachos”, na Sala de Exposições do Núcleo Museológico do Solar do Ribeirinho. Ainda neste âmbito, está a ser preparado o processo de classificação dos “Fachos” como património imaterial cultural de interesse municipal.

JPP quer valorizar fachos de Machico

Recorde-se que, tal como noticiou ontem o DIÁRIO, o Grupo Parlamentar do Juntos pelo Povo (JPP) submeteu para discussão na Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM) um projecto de resolução que pede a “inventariação, classificação e divulgação dos fachos de Machico enquanto património cultural imaterial”, com base no Regime Jurídico de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da RAM.

Actualmente, esta tradição secular da Madeira e do Porto Santo só é representada em Machico, nas festividades religiosas do Santíssimo Sacramento.