Madeira

Liliana Rodrigues em trabalho no Chipre

None

A eurodeputada Liliana Rodrigues estará, entre amanhã e 20 de domingo, na República do Chipre, no âmbito do trabalho da Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, para proceder à verificação da aplicação dos fundos europeus.

Durante a sua deslocação, a eurodeputada visitará alguns projectos de regeneração urbana nas cidades de Limassol, Paphos e Nicósia e ainda os sistemas voltaicos da Universidade do Chipre, estes inseridos no programa operacional ‘Competitividade e Desenvolvimento Sustentável’, aproveitando para inteirar-se do resultado final destes projectos cofinanciados pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no período 2007-2013.

Do programa consta ainda uma reunião de trabalho com o líder do Partido Socialista Cipriota, Marinos Sizopoulos.

Liliana Rodrigues destaca a relevância deste trabalho de verificação no terreno, em que é possível “sentir a importância da utilização dos fundos europeus no desenvolvimento de uma região que, neste caso, pela sua condição insular, se encontra muito condicionada”.

A eurodeputada socialista lembra ainda que “só com uma boa utilização destes fundos é que é possível diminuir as assimetrias entre regiões e reduzir as disparidades económicas, sociais e territoriais”.

No período de 2007-2013, no Chipre, o valor alocado para a Política de Coesão da União Europeia (UE) foi de 640 milhões de euros. A título de exemplo, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), foi possível a criação de 1846 postos de trabalho e a ajuda, através de investimento directo, a mais de 250 pequenas e médias empresas. Para o período de 2014-2020, o valor previsto para o Chipre é de 735,6 milhões de euros.