Madeira

JPP propõe criação de um parque arqueológico subaquático no Porto Santo

None

O grupo parlamentar do Juntos pelo Povo (JPP) vai apresentar, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM), um projecto de decreto legislativo regional que visa criar o primeiro parque arqueológico subaquático da Região, nomeadamente o parque arqueológico ‘Slot Ter Hooge’ no Porto Santo.

Esta é uma proposta na área da conservação do património cultural e arqueológico regional, que se prende com o naufrágio do famoso galeão holandês ‘Slot Ter Hooge’, em 1724, nas águas do Porto Santo, na zona do Porto do Guilherme.

“O JPP entende que o sítio do naufrágio do Slot Ter Hooge exibe características que permitem potenciar e promover algumas actividades socioeconómicas de índole turístico-cultural, nomeadamente o mergulho, e que poderá significar uma mais-valia para a própria economia do Porto Santo. A isto alia-se a salvaguarda do valor intrínseco em termos de património arqueológico”, revelou Rafael Nunes, esta manhã, em conferência de imprensa na ALRAM.

O deputado do Juntos pelo Povo sublinha a necessidade de promover uma “política de prevenção, de salvaguarda, de valorização, de investigação e de incentivo à gestão do património arqueológico e cultural da Região, tendo também em atenção que este pode ser um factor de relevo para valorizar o desenvolvimento local e a economia da ilha do Porto Santo”.

Rafael Nunes lembrou ainda que “este constitui um dos mais importantes contextos arqueológicos de naufrágio na Região e um elemento marcante do património cultural regional, tendo sido durante muitos anos considerado um dos dez maiores tesouros submersos do mundo”.