JPP pede mais enfermeiros através de concurso “justo e transparente”

20 Jul 2018 / 11:27 H.

O Juntos pelo Povo (JPP) abordou esta manhã a temática dos cuidados de saúde, nomeadamente o reforço de enfermeiros no Serviço Regional de Saúde, uma matéria “essencial”, sendo importante que se sintam “seguros” e inseridos de “forma justa”, questionando como se processa o recrutamento dos novos profissionais.

Patrícia Spínola reconhece que a Secretaria Regional da Saúde “tem tido um cuidado paulatino de ir aumentando o número de profissionais na área de enfermagem, começou por inserir nos seus quadros aqueles que estavam a recibos verdes e, aos poucos, tem integrado novos profissionais”.

Contudo, “os enfermeiros alegam que o sistema de concurso não é o mais transparente, não é o que gostariam de ver reflectido na selecção que está a acontecer para os serviços”, realçou a deputada do JPP.

De acordo com estes profissionais de saúde, neste momento está a decorrer um concurso, que implica uma entrevista com três perguntas fechadas e depois segue critérios de desempate, nomeadamente a especialidade, a nota do curso e a experiência profissional.

“Estes candidatos têm questionado a tutela sobre o facto das questões já serem do conhecimento geral, pelo que todos já saberão responder, mas ainda assim, as notas divergem. Por isso, questionam também o facto de não haver uma entidade reguladora que verifique de que forma este processo é conduzido”, salienta a deputada que, tal como os candidatos, acha estranho o facto de um grupo de candidatos ter desistido do processo e acabou contratado de outra forma pelo SESARAM, lamentando que os candidatos ainda não tenham obtido respostas por parte das entidades responsáveis.

Outras Notícias
  • 1
    $tempAlt.replaceAll('"','').trim()