Jorge Carvalho apresenta livro ‘inclusivo’ na FNAC

Esta iniciativa está integrada na Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, organizada pela Secretaria Regional de Educação

07 Dez 2017 / 16:42 H.

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, estará presente, no próximo sábado (9 de Dezembro), pelas 11 horas, na apresentação do livro ‘Um acampamento de sonho... conto para sensibilizar’, que terá lugar na FNAC.

Esta iniciativa, integrada na Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, subordinado ao lema ‘Diferença + Equidade = Inclusão’, organizada pela Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, resulta de um desafio lançado às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico no sentido de “reflectirem, através da sua criatividade e escrita, sobre as temáticas dos direitos das pessoas com deficiência, a igualdade de oportunidades e a inclusão”, explica uma nota da Secretaria.

Neste âmbito, os alunos das escolas participantes foram convidados a serem os co-autores de um conto e, para o efeito, cada escola deu continuidade ao texto elaborado pela escola anterior. Este processo foi coordenado pelo Professor Sandro Nóbrega da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Santo António. O conto foi ilustrado pela designer Luísa Spínola e editado pela Editora Madeirense. Esta actividade envolveu a participação de 120 alunos, 20 professores e 11 escolas da região, designadamente:

Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar Professor Francisco M. S. Barreto, F. Ovelha

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre

Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto Silva

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniçal

Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz

Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João J. G. Andrade

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Alfredo F. Nóbrega Júnior

Escola Básica e Secundária Bispo D. M. F. Cabral

Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade

Neste dia, serão igualmente entregues os prémios aos vencedores do concurso ‘Lema Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais’. Este concurso destinou-se a premiar o lema que melhor expressou os conceitos de inclusão e de igualdade de oportunidades e, por conseguinte, foi o mote das actividades desenvolvidas no decurso deste evento.

Num total de 106 candidaturas, o 1.º prémio foi atribuído ao lema ‘Diferença + Equidade = Inclusão”, o 2.º prémio ao lema “Reduzindo diferenças, somando oportunidades” e o 3.º prémio a “Olhar a diversidade e respeitar a singularidade’.