Jardim da Serra promove plantação de cerejeiras

Dada a importância da cultura da cerejeira para a economia local, a Junta de Freguesia preparou mais um ‘Tempos de Hortifruticultura’ e convida todos os agricultores a participar nas diferentes iniciativas

23 Jan 2018 / 15:34 H.

No âmbito das actividades da edição deste ano de ‘Tempos de Hortifruticultura’, uma iniciativa que a junta de freguesia do Jardim da Serra coloca no terreno há vários anos, está agendada para amanhã a plantação de cerejeiras em algumas estradas da freguesia.

Esta acção surge depois de, na semana passada, ter tido lugar no CDISA Quinta Leonor, um conjunto de actividades pedagógicas direccionadas para os mais novos e para os agricultores da localidade, e dinamizadas pelo técnico agrícola Joel Sousa, pelo técnico de agricultura biológica Edésio Rodrigues e pelo engenheiro agrónomo Marco António Gonçalves, responsável pelo projecto de Agricultura Biológica do Hotel Quinta da Serra.

São objectivos da organização a apresentação de possíveis soluções para os problemas que afectam o cultivo da cerejeira, ao mesmo tempo que preconizam a divulgação e promoção da Agricultura Biológica.

Para a próxima sexta-feira, pelas 19 horas, está já agendada uma palestra sobre Plantação e Tratamento de Cerejeiras, proferida pela engenheira agrónoma Aurélia Sena, da Direção Regional de Agricultura, a ter lugar na Sala Polivalente do Centro Cívico da localidade. No decorrer da sessão será dado a conhecer aos participantes aquilo que está a ser feito para resolver ou, pelo menos, para controlar os problemas que vêm afectando as cerejeiras nesta freguesia do concelho de Câmara de Lobos. Serão entregues aos participantes folhetos explicativos sobre os tratamentos que deverão aplicar às cerejeiras, nas épocas mais adequadas.

A organização salienta que esta iniciativa não seria possível sem o apoio de diversas entidades, nomeadamente, a Direção Regional de Agricultura, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, o Hotel Quinta da Serra, a Casa do Povo e a EB1/PE do Jardim da Serra, a Paróquia de São Tiago e o Viveiro Sousa.

Entretanto, estão a decorrer as enxertias de cerejeiras nos pomares dos agricultores, devendo prolongar-se a acção até ao início do mês de Fevereiro. As inscrições dos agricultores que pretendam beneficiar destas acções deverão ser feitas presencialmente ou por telefone na Junta de Freguesia do Jardim da Serra.

Outras Notícias